Logo E-Commerce Brasil

Aumento das compras pela internet pressiona redes de logística

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

O aumento das compras pela internet intensificou a pressão sobre as redes de logística, obrigadas a se adaptar a uma operação mais complexa, tanto no Brasil quanto no exterior.

Segundo a ABComm, Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, o prazo médio de entrega das encomendas no Brasil, subiu 35% entre 2013 e 2015. O frete grátis sofreu queda, passando de 56% para 42% das lojas virtuais que oferecem a modalidade. Embora a estatal ainda domine o mercado, sua participação vem caindo: em 2013 96% das lojas virtuais utilizavam os Correios, sendo que em 2015 essa porcentagem passou a ser 87,5%.

A gigante americana FedEx, presente em 220 países aumentou sua presença no Brasil adquirindo a rival TNT. O plano da empresa é aumentar sua participação no e-commerce doméstico e internacional, disse Juan Cento, presidente da divisão na América Latina da FedEx express à Folha de S. Paulo.

Leia a matéria completa no site da Folha: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/08/1805267-aumento-das-compras-pela-internet-pressiona-redes-de-logistica.shtml