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Associação Brasileira de Automação mostra como os sellers podem tirar vantagem de padrões globais de identificação no Fórum ECBR 2025

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

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Estar bem posicionado nos buscadores, garantir a confiabilidade dos marketplaces e dos consumidores, oferecer segurança sobre a procedência do que oferece nas vendas online são condições para o sucesso dos sellers no e-commerce.

Fórum ECBR
(Imagem: reprodução/E-commerce Brasil)

Para começar bem nesse mercado e atender a esses pré-requisitos, identificar bem e corretamente os produtos é o primeiro passo. Para isso, é importante recorrer a um padrão global de identificação, chancelado por uma organização que está presente em 150 países como a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil.

Para os consumidores, ofertas bem definidas e identificadas pelos players proporcionam muito mais confiança, além de uma experiência de compra satisfatória. A associação fornece aos fabricantes o código de barras no padrão global GS1. Estampado nas embalagens dos produtos e servindo de referência para unidades logísticas, o código é seguido de uma sequência numérica que não deixa dúvidas sobre cada item oferecido nos marketplaces.

(Imagem: reprodução)

Um bom exemplo disso é a aliança estabelecida entre a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e os marketplaces para combate ao contrabando de smartphones. Divulgada pela imprensa, a aliança estabelece que os marketplaces obriguem os vendedores a colocarem em seus anúncios de telefones celulares, entre outras informações de identificação, o GTIN (Global Trade Item Number) do produto – também conhecido internacionalmente como EAN. Esse código é a sequência numérica de padrão global atribuída pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil.

A base de GTIN/EAN da GS1 é considerada uma solução viável aos marketplaces para fazerem a associação do produto com seu respectivo certificado da Anatel. A GS1 Brasil já tem projetos em andamento com vários marketplaces brasileiros sobre esse tema.

Posicionamento nos buscadores

Como em qualquer vertical de negócios do universo digital, a precisão dos dados fornecidos ao sistema de cadastro é a base para o sucesso. As plataformas de busca selecionam com mais rapidez e exatidão as ofertas dos marketplaces que usam numerações únicas para estabelecer a indicação inequívoca de um produto. E a maioria delas já usa como padrão a numeração do código de barras GTIN/EAN. O código também facilita para os compradores a pesquisa de preços e comparações técnicas.

Para Ricardo Aranha, coordenador de engajamento da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, “a identificação inequívoca de cada produto anunciado não somente melhora os indicadores de satisfação do consumidor como também aumenta a conversão em vendas, reduz erros na entrega de produtos, melhora a gestão de estoque e logística e reduz prejuízos em devoluções e logística reversa”. Esses fatores somados se convertem em aumento das vendas e lucro.

Essas e outras vantagens oferecidas pela associação podem ser conferidas de perto no Fórum E-Commerce Brasil, em sua 16ª edição, que será realizado no Distrito Anhembi, em São Paulo, entre 29, 30 e 31 de julho. O público do Fórum E-Commerce Brasil é majoritariamente formado por executivos dos mais diversos segmentos do varejo e da indústria.

Sobre a Associação Brasileira de Automação – GS1 Brasil

A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil é uma organização multissetorial sem fins lucrativos que atua no país desde 1983. Seu principal propósito é promover mais eficiência e sustentabilidade para os negócios, ao mesmo tempo em que contribui para a segurança e a qualidade de vida da sociedade. Embora seja amplamente reconhecida por atribuir o código de barras presente nas embalagens de produtos, a entidade impulsiona a automação e a padronização de processos, desempenhando um papel essencial no funcionamento da cadeia de abastecimento e no desenvolvimento socioeconômico.

Para os consumidores, os benefícios incluem segurança, transparência nas informações dos produtos, agilidade nas compras e maior interação com fabricantes por meio do QR Code Padrão GS1. A GS1 Brasil conta com mais de 59 mil empresas associadas, que representam 36% do PIB e 12% dos empregos formais e atua em mais de 40 setores da economia, além de fortalecer o relacionamento comercial e a competitividade das empresas. Mais informações aqui.