De acordo com levantamento realizado pelo MercadoLivre em parceria com o Hitwise, os produtos mais buscados pelos brasileiros para o Dia dos Namorados foram porta-retrato digital, roupas, cestas de flores e bichinhos de pelúcia. O período avaliado correspondeu às três semanas que antecederam a data mais romântica do país.
Em relação aos recentes lançamentos de novidades na área da telefonia, os presentes mais comprados, segundo o MercadoLivre, foram telefones celulares e smartphones, seguidos por acessórios de informática, artigos para veículos, eletrônicos e roupas em geral.
Segundo a Hitwise, o romantismo não perdeu espaço para a tecnologia: as pesquisas por flores nas ferramentas de busca subiram 7% na semana do Dia dos Namorados em relação à semana anterior, e 33% em comparação à semana do Dia dos Namorados do ano passado. Em uma análise mais profunda, de todas as buscas contendo o termo “dia dos namorados”, alguns dos itens mais procurados pelos usuários foram presente (6,95%), mensagens (5,43%), frases (3,84%), fotos (3,29%), cesta (1,42%), jantar (0,74%), poemas (0,69%), celular (0,48%), chocolates (0,47%) e lingerie (0,31%).
Na página desenvolvida pelo MercadoLivre especialmente para o Dia dos Namorados (www.mercadolivre.com.br/namorados), que teve mais de 38,7 mil pageviews em menos de duas semanas, a categoria de vestuário também teve destaque. Os itens mais buscados foram bolsas, vestidos e jaquetas estiveram entre os cinco itens mais buscados.
O levantamento do Dia dos Namorados é a segunda ação desenvolvida conjuntamente por MercadoLivre e Hitwise, que tem como objetivo disponibilizar mensalmente informações sobre tendências de buscas e transações do usuário na internet e no comércio eletrônico.