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Saiba como o e-commerce da Aramis alcançou grandes resultados com a análise ESHOPPER

A Aramis é uma marca brasileira de roupas fundada em 1995. É um negócio focado no público masculino, no mercado de venda direta para os consumidores. Atualmente a Aramis conta com mais de 90 lojas e presença em torno de 1.000 multimarcas. No âmbito digital a loja possui mais de 400 mil visitas mensais, sendo aproximadamente 70% dessas visitas vindas do mobile.

Com o objetivo de melhorar a experiência de navegação do usuário, a ESHOPPER realizou uma análise do front-end do site da Aramis e desenvolveu um diagnóstico com mais de 40 recomendações de melhoria para serem implementados no e-commerce.

Motivações da análise ESHOPPER

A Aramis passou por um grande momento de reestruturação de operação no e-commerce desde 2019, melhorando questões como sortimento, estrutura de time e logística, crescendo mais de 900% entre 2019 e 2021. No entanto, foi observado uma estagnação em termos de resultados no último ano, sendo assim, tornando necessário a análise de outras verticais de uma operação de digital, como por exemplo a usabilidade e experiência na jornada de compra.

Nesse sentido, a Aramis em conjunto com a ESHOPPER fez um trabalho de priorização das melhorias que eram necessárias serem feitas no e-commerce da marca, ajudando a empresa a voltar o crescimento acelerado que estava tendo.

O olhar externo de especialistas em UX permitiu que a Aramis identificasse pontos de oportunidades em etapa da jornada do consumidor, possibilitando quick wins para implementação, tornando o e-commerce mais competitivo no mercado.

Análise ESHOPPER

De acordo com a metodologia ESHOPPER foi mapeado mais de 40 oportunidades de melhoria no site da Aramis, em todo jornada de compra, desde a Homepage até o Carrinho e Checkout, elencou-se os critérios de maior prioridade e iniciou as implementações das sugestões ESHOPPER.

Foi identificado o problema de “flicking” no menu de categorias

A homepage é o primeiro contato que o usuário tem com o site, logo a experiência deve ser a mais agradável e útil para que ele se sinta com vontade de iniciar a navegação.

Anteriormente o menu dropdown de categorias era difícil de fechar, pois esse ocupava a tela inteira da navegação. Assim, caso o usuário quisesse fechar as subcategorias, ele só conseguia se houvesse o scroll na página, configurando uma navegação não fluída desde o primeiro contato com o site.

Tal problema foi resolvido encurtando o menu dropdown, possibilitando que o usuário fechasse o menu apenas tirando o mouse daquela posição. Com essa implementação foi identificado um aumento de mais de 126% em Página/Seção, ou seja, agora o usuário se sente mais confortável em iniciar a navegação.

Antes:

Depois:

Inclusão do número total de produtos por filtro

Na página de lista de produto (PLP) analisamos elementos que facilitam o cliente a encontrar os produtos desejados.

Ao usar os filtros, é importante exibir a quantidade disponível de produtos em cada categoria de filtro para o usuário e que esse número atualize conforme ele seleciona. Isso evita frustrações, caso a busca do usuário retorne poucos produtos.

Tal mudança impactou em um aumento de 36% na utilização dos filtros, que é um recurso estratégico para o usuário encontrar o produto que mais se adeque ao seu interesse.

Fornecer informações sobre o produto desde a lista

Fornecer algumas informações desde a PLP é extremamente estratégico para direcionar a navegação do usuário. Aumentando o conteúdo do produto o cliente irá se sentir mais intrigado e confortável para conhecer mais sobre o produto.

No caso da Aramis, o usuário pode ver a média de avaliações de determinado produto e também se ele possui algum vídeo de ilustração.

Depois:

Possibilitar o usuário de avaliar o produto

As análises dos usuários são essenciais para as decisões de compra dos usuários, que confiam em reviews para avaliar ou aprender mais sobre os produtos.

Ao oferecer uma página de reviews e comentários, é possívelfornecer ao consumidor opiniões de consumidores que já adquiriram o produto na própria PDP, evitando que saiam da página para procurar opiniões em outros sites.

A recomendação é que o sistema de avaliação seja implementado de forma completa, com média de avaliações disponíveis no topo da PDP, distribuição da média em gráfico (ex: estrelas), filtro de avaliações e exibição da média das avaliações já na PLP.

As análises dos usuários são essenciais para as decisões de compra dos usuários. Durante um teste feito pela Baymard na página de produto, 95% dos usuários confiam em reviews para descobrir mais sobre os produtos.

Após a implementação, o site já recebeu mais de 500 avaliações de produtos e com mais de 92% de notas entre 4 e 5.

Depois:

Na página de descrição de produto (PDP) analisamos as informações e elementos que permitem os clientes selecionarem especificações e opções referentes ao produto.

As análises dos usuários são essenciais para as decisões de compra dos usuários. Durante um teste feito pela Baymard na página de produto, 95% dos usuários confiam em reviews para descobrir mais sobre os produtos.

Como resultado houve um aumento de 15% em interação com as imagens.

Botão de comprar acompanhar a navegação (Mobile)

Na página de descrição de produto (PDP) analisamos as informações e elementos que permitem os clientes selecionarem especificações e opções referentes ao produto.

As análises dos usuários são essenciais para as decisões de compra dos usuários. Durante um teste feito pela Baymard na página de produto, 95% dos usuários confiam em reviews para descobrir mais sobre os produtos.

Apenas com essa mudança a Aramis obteve um aumento de 5,26 em conversão, sendo metrificado através de Teste A/B.

Resultados da implementação

Após o acompanhamento dos resultados de antes das implementações e depois (maio) e utilizando Teste A/B, a Aramis obteve resultados incríveis em seu e-commerce:

● 5,26% de aumento em conversão;
● Aumento de 36% de cliques em filtros;
● Aumento de 15% de interação em imagens;
● Aumento de 126% em Página/Seção.

A implementação de apenas alguns dos critérios mapeados pela ESHOPPER trouxeram muitos ganhos para a Aramis. Oferecer uma melhor experiência de compra faz com que o usuário se sinta mais confortável e seguro para comprar, melhorando KPIs importantes para o ecommerce, assim como ajuda na fidelização do cliente já que os clientes ficarão cada vez mais satisfeitos com um fluxo de compra sem fricção.

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