A Americanas oficializou, na última quarta-feira (15), a chegada de Leonardo Coelho Pereira como novo presidente. O executivo substitui Sergio Rial, que deixou o cargo após a descoberta do rombo de bilhões da companhia. A dívida declarada chegou a R$ 43 bilhões.
A escolha de Pereira partiu do conselho administrativo da Americanas e tem efeito imediato na cadeira da presidência. Com a confirmação, João Guerra volta ao posto de diretor de Recursos Humanos e a empresa têm seu primeiro presidente após um mês do escândalo contábil.
O novo comandante foi descrito pela própria Americanas como um executivo de “sólidas e bem-sucedidas experiências em empresas do setor de varejo”. Por mais de dez anos, Leonardo Coelho Pereira atuou como CEO e CFO em multinacionais brasileiras, bem como em países como Argentina, Chile, Uruguai, Itália e Alemanha.
O executivo também é sócio na Alvarez & Marsal há 13 anos, trabalhando na área de reestruturação. Ao todo, passou pelos segmentos agro, óleo e gás, construção e energia, bem como o varejo.
Além disso, a Americanas também oficializou a entrada de Antonio Luiz Pizarro Manso como membro do comitê independente, seção que conduz apurações sobre o rombo contábil da companhia.