Logo E-Commerce Brasil

Amazon enfrenta investigação da UE na compra de fabricante de robôs aspiradores

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Nesta última quarta-feira, a Amazon anunciou a negociação com reguladores europeus sobre sua oferta de US$ 1,7 bilhão para compra da iRobot, fabricante do robô aspirador Roomba. Não bastasse a queda no Lucro líquido no 4º semestre, a empresa vem sofrendo pressão da Comissão Europeia sobre possíveis problemas de privacidade (entre eles, a capacidade dos aspiradores Roomba de capturar imagens).

Por conta dessa tecnologia presente nos equipamentos, reguladores estão preocupados com uma possível combinação das imagens dos aparelhos com os dados da Alexa, por exemplo. A consequência, segundo fontes do Financial Times, seria uma vantagem competitiva dentro do varejo eletrônico — além do uso indevido dos dados de imagem.

Cobrança de todos os lados

A empresa ainda não buscou formalmente a aprovação da Comissão Europeia. Vale lembrar que, além da UE, reguladores antitruste dos Estados Unidos e do Reino Unido também têm apertado o cerco com empresas gigantes que passaram a adquirir companhias menores.

A própria Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC) tem interesse em determinar se a transação pode aumentar o poder de mercado da Amazon. Outro ponto importante é que a Comissão Europeia se comprometeu a examinar regularmente todos os casos de GDPR, especialmente em relação às Big Techs.