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Amazon registra forte queda no lucro no 4º semestre e faz previsões frustrantes

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

A Amazon registrou lucro líquido de US$ 300 milhões no quarto trimestre de 2022, uma forte queda em relação ao ganho de US$ 14,3 bilhões obtido em igual período de 2021. Em termos ajustados, o número equivale a um lucro de US$ 0,03 por ação, aquém da previsão de analistas do FactSet, de US$ 0,17.

Às 18h38 de quinta-feira (2), as ações da empresa tinham queda de 5,18% no after hours da Nasdaq, em Nova York.

Amazon
Imagem: Reprodução

As vendas líquidas, contudo, registraram crescimento de 9%, a US$ 149,2 bilhões no trimestre encerrado em dezembro, superando guidance oferecido pela empresa no ao passado. O resultado também veio acima da previsão de analistas consultados pela FactSet, de US$ 145,7 bilhões.

No total anual, a Amazon teve prejuízo líquido de US$ 2,7 bilhões em 2022, ou US$ 0,27 por ação, em 2022. Durante o período anterior, em 2021, a empresa obteve lucro líquido de US$ 33,4 bilhões, ou US$ 3,24.

A maior varejista online do mundo disse esperar vendas líquidas entre US$ 121 bilhões e US$ 126 bilhões neste primeiro trimestre. Analistas projetavam US$ 125,11 bilhões, de acordo com dados do IBES, da Refinitiv.

Previsões frustrantes da Amazon

A Amazon previu na quinta-feira que seu lucro operacional pode continuar caindo, diante de restrições de gastos de consumidores e clientes da sua divisão de computação em nuvem.

E, ainda que a receita do último trimestre de 2022 tenha superado as expectativas de Wall Street, o crescimento das vendas da lucrativa divisão de nuvem desacelerou.

Enquanto planeja cortar custos, a Amazon está buscando novas receitas diante dos preços mais altos da gasolina e do consumidor.

A companhia registrou vendas trimestrais acima do esperado por analistas, uma vez que ofertas da varejista durante o período de férias ajudaram a atrair compradores.

A empresa aproveitou sua enorme base de assinantes Prime e ofereceu descontos atraentes que contribuíram para impulsionar as vendas em sua plataforma de comércio eletrônico, apesar da turbulência econômica.

Com informações da Reuters e da Dow Jones Newswires