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Amazon Brasil amplia programa FBA para mais 5 estados e reduz tarifas logísticas

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

A Amazon Brasil anunciou nesta sexta-feira (27) a expansão do programa FBA (Fulfillment by Amazon) para novos centros de distribuição no país. Até o fim de 2025, a operação estará disponível também em unidades localizadas em Minas Gerais, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Pernambuco e Ceará. A medida permitirá que vendedores parceiros desses estados, tanto do Regime Regular quanto do Simples Nacional, enviem seus produtos diretamente aos centros de distribuição da empresa e tenham sua logística operada integralmente pela Amazon.

(Imagem: Amazon/Divulgação)

A empresa também informou que, a partir de agosto deste ano, o centro de distribuição de Nova Santa Rita (RS), que já atua com o FBA desde 2024, ampliará sua cobertura para incluir vendedores dos estados de Santa Catarina e Paraná.

Como parte do plano de crescimento para 2025, a Amazon anunciou uma redução nas tarifas de todos os seus serviços logísticos no Brasil, incluindo o FBA, com vigência a partir de 1º de agosto de 2025.

A proposta é diminuir os custos operacionais dos vendedores parceiros, incentivar a entrada de novos empreendedores no comércio eletrônico e aumentar a variedade de produtos disponíveis na plataforma, contribuindo para uma experiência de compra mais completa e acessível para os consumidores.

Tarifas do programa

Para itens com preço abaixo de R$ 79,00, a tarifa do FBA será fixa entre R$ 5,95 e R$ 6,35 por unidade, com desconto de até 89%, válido até 31 de janeiro de 2026. Já produtos entre R$ 79,00 e R$ 100,00 terão redução de até 39%; entre R$ 100,00 e R$ 120,00, o corte será de até 30%; de R$ 120,00 a R$ 150,00, a queda chega a 20%; e para a faixa de R$ 150,00 a R$ 200,00, o desconto será de até 12%.

No FBA Onsite, as reduções variam de 12% a 40%, dependendo da faixa de preço. Já no programa DBA – Delivery by Amazon, as tarifas caem até 66% para itens entre R$ 79,00 e R$ 100,00 e até 49% para produtos de até R$ 200,00.

Parceria com PMEs

Segundo Julia Salles, diretora do FBA no Brasil, os cortes refletem os investimentos contínuos da empresa para melhorar a operação dos mais de 100 mil vendedores parceiros, sendo 99% deles pequenas e médias empresas. “Desde o início do nosso varejo em 2019, temos crescido exponencialmente no país. Em 2025, seguiremos com um plano ambicioso para ampliar nossa seleção e oferecer entregas mais rápidas e confiáveis”, afirmou.

Os produtos enviados pelo FBA são elegíveis ao frete rápido e gratuito do Amazon Prime e ganham maior visibilidade nas buscas. Vendedores com ofertas ativas no programa também poderão participar do Prime Day 2025, que ocorrerá nos dias 15 e 16 de julho.

A partir de 24 de junho, empreendedores interessados poderão aderir à Campanha de Recompensas para acessar antecipadamente as novas tarifas. A Amazon ainda disponibiliza treinamentos, ferramentas e suporte para apoiar a operação dos lojistas parceiros em todo o Brasil.