A Amazon Brasil tem investido na expansão do Amazon Mentor, programa gratuito que conecta especialistas em marketplace a novos empreendedores interessados em vender online. Com mais de 100 mentores ativos, a iniciativa se tornou um dos principais canais de recrutamento de vendedores para a plataforma.

Lançado há três anos, o programa não apenas fortalece a base de lojistas da varejista, mas também amplia seu portfólio de produtos. Segundo Bruno Salomé, Head de Parcerias e Integração de Soluções para a Amazon na América Latina, o suporte às pequenas e médias empresas (PMEs) é uma prioridade para a companhia:
No Brasil, as PMEs representam 99% dos nossos mais de 78 mil vendedores, responsáveis por mais de 18,4 milhões de produtos no site. Por isso, seguimos investindo em ferramentas e programas que impulsionam esses negócios, consolidando a Amazon como parceira estratégica do empreendedor brasileiro.
Benefícios para mentores e vendedores
Os especialistas que atuam como mentores recebem treinamento, certificações e rendimento baseado em performance, que pode chegar a R$ 20 mil por cada vendedor mentorado. Além disso, ganham maior visibilidade na Amazon.com.br e participam de um programa de reconhecimento que inclui bônus de 7% nos primeiros quatro meses e suporte dedicado.
Já os empreendedores mentorados contam com orientação personalizada, acesso facilitado às ferramentas da Amazon e suporte na integração à plataforma, aumentando suas chances de sucesso.
Bruno Capellete, cofundador da Seller Pro e participante do programa, destaca a importância da mentoria:
Desde que nos juntamos ao programa em março de 2023, vimos um crescimento expressivo de vendedores na plataforma. A Amazon amplia sua base, os mentores são remunerados e os novos lojistas recebem o suporte necessário para prosperar. Todos saem ganhando.
Outros programas de capacitação
Além do Amazon Mentor, a empresa oferece iniciativas como a Academia Amazon Sebrae, o Decola Garota – voltado para empreendedoras –, e a Universidade do Vendedor, com treinamentos gratuitos sobre vendas, otimização de catálogo e webinars. Eventos como o Amazon Conecta e o Amazon Impulsa também reforçam o suporte aos parceiros de negócios.
Empreendedores interessados em se tornar mentores precisam possuir CNPJ ativo e concluir o processo de inscrição e treinamento. As inscrições podem ser feitas no site do Amazon Mentor.