Publicidade: Banner
Logo E-Commerce Brasil

Alibaba tem o maior aumento anual nas vendas desde o trimestre de setembro de 2021

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista e editor do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Nessa última quinta-feira (12/08), o grupo Alibaba relatou que sua receita cresceu 14% ano a ano no trimestre encerrado em 30 de junho. Parte desse crescimento é devido à investida da empresa nos mercados externos, com a receita do varejo de comércio internacional crescendo 60% ano a ano.

Em junho, o Alibaba observou que o aplicativo Taobao teve um aumento diário de usuários ativos em junho de 6,5% em relação ao ano anterior, com um aumento de 7% em julho / Foto: Reuters/Dado Ruvic

Vale lembrar que, no Fórum E-commerce Brasil 2023, a palestrante, Briza Bueno, diretora do AliExpress no Brasil, comentou sobre algumas das tendências revolucionárias que têm moldado o cenário de varejo e comércio eletrônico na China. De quebra, a executiva destacou como essas tendências podem ser aplicadas de maneira inovadora no Brasil.

De volta ao assunto principal, em junho, a empresa observou que o aplicativo Taobao teve um aumento diário de usuários ativos em junho de 6,5% em relação ao ano anterior, subindo ainda mais (7%) em julho. Essa demanda internacional também ajudou a aumentar a receita do seu negócio de logística Cainiao em 34% durante o mesmo período. O braço de nuvem do Alibaba cresceu 4% em receita.

Investimento em IA

Entre os destaques, executivos do grupo disseram que viram “forte demanda” do negócio de nuvem para treinar modelos de inteligência artificial e serviços relacionados.

“Acreditamos que a oportunidade de crescimento impulsionada pelos serviços de IA está apenas começando. Acreditamos que a revolução tecnológica construída pela IA não é uma oportunidade de curto prazo, mas o início de uma nova era”, disse a administração em teleconferência.

Além disso, os executivos destacaram planos para investir mais no desenvolvimento de IA e oportunidades de negócios. “O aplicativo Taobao tem o maior potencial para se tornar um portal inteligente completo para a vida e o consumo habilitado pela IA”.

Clones do ChatGPT da China

Em abril, o Alibaba lançou seu modelo de linguagem grande (LLM) chamado Tongyi Qianwen. Um LLM é um modelo de inteligência artificial treinado em grandes quantidades de dados. Também é a base para aplicativos generativos de IA, como o ChatGPT — que gera respostas semelhantes às humanas para as solicitações do usuário.

A ferramenta pode, por exemplo, resumir notas de reuniões, escrever e-mails, redigir propostas de negócios, contar histórias, planejar viagens e dar conselhos sobre compras no ecossistema digitado do Alibaba.

Publicidade: Banner