Logo E-Commerce Brasil

Alibaba e Apex firmam parceria para capacitar agricultores familiares

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Com planos ambiciosos dentro do mercado brasileiro, incluindo um hub para suas operações, a Alibaba mira na agricultura familiar. Segundo informações do Valor Econômico, a companhia foi contatada pela Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) para criação de um projeto que capacitará empreendedores do segmento para o e-commerce internacional.

Atuando no Brasil com a AliExpress, a gigante chinesa quer replicar o Taobao Villages. O modelo é conhecido por capacitar comunidades rurais menores, vendendo seus produtos, alimentícios e artesanato, na plataforma de e-commerce.

Jorge Viana, presidente da Apex Brasil, intensificou a articulação para ampliar a parceria com a Alibaba/Cainiao. Na terça-feira (28), a agência de fomento levou uma comitiva de empresários brasileiros para visitar o escritório do Alibaba em Pequim, e uma unidade do supermercado ligado à multinacional, o Freshippo.

Atualmente, no Brasil, os índices de vendas por meio da plataforma do grupo chinês são positivos. Entre os produtos comercializados com consumidores chineses, destaque para café, carne, mel, açaí e granola.

As empresas nacionais venderam US$ 253 milhões desde 2021 aos compradores chineses.