As empresas chinesas estão marcando presença em grande estilo na CES deste ano, que está acontecendo em Las Vegas, com um número de expositores mais que dobrado em comparação com o ano anterior. Nomes de peso, como ByteDance (TikTok) e Alibaba.com, lideram esse retorno após os desafios pós-Covid por meio da expansão internacional.
A CES registra 1.115 empresas chinesas em seu site, representando um aumento impressionante de 126% em relação às 493 listadas no início da edição de 2023. Vale ressaltar que essa contagem não inclui muitos dos principais participantes, que optaram por se registrar com endereços internacionais.
Empresas renomadas como ByteDance e sua subsidiária TikTok, juntamente com marcas expressivas do setor de hardware, como TCL e Lenovo, estão registradas sob seus escritórios nos Estados Unidos. Até mesmo o gigante Alibaba Group Holding está presente por meio de sua subsidiária Alibaba.com Singapore.
Brian Comiskey, Diretor de Programas de Consumidores da CTA, enfatizou a relevância desse retorno significativo dos grandes expositores, destacando a CES como uma plataforma que impulsiona tanto consumidores quanto empresas, oferecendo soluções para os desafios atuais.
Essa reviravolta contrasta com o cenário de 2023, quando a China começava a reabrir suas fronteiras, mas as restrições ainda não permitiam que muitas empresas participassem do evento na primeira semana de janeiro.
John Kelley, Vice-Presidente e Diretor do Show da CES na Consumer Technology Association (CTA), revelou que as maiores empresas chinesas que se inscreveram para participar este ano terão uma presença significativa no evento. Ele também observou um crescimento notável entre as empresas menores do lado chinês.
A CTA previa o retorno aos níveis pré-Covid, e os números indicam o sucesso desse objetivo. Com mais de 4.000 expositores, a CES atraiu um público expressivo, estimando cerca de 130.000 participantes. O E-Commerce Brasil está em Las Vegas para acompanhar as principais novidades da CES 2024 e os conteúdos em destaque da conferência de e-commerce.