Fechado desde o início de maio por conta das enchentes no Rio Grande do Sul, o Aeroporto de Porto Alegre retomou, na última terça-feira (11), o trabalho em seu terminal de cargas. O setor pode receber e coordenar a retirada de mercadorias por meio de transporte rodoviário.
A abertura do terminal de cargas do aeroporto foi feita após vistoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Receita Federal e Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) do Ministério da Agricultura e Pecuária.
De acordo com a Fraport Brasil, concessionária que administra o equipamento, o Aeroporto Salgado Filho ainda não consegue receber cargas por meio do transporte aéreo. A suspensão destes e dos voos comerciais ainda são válidas por tempo indeterminado.
De acordo com informações da Agência Brasil, a estrutura ligada ao local de cargas do aeroporto não foi afetada pelas chuvas. Áreas como pista, primeiro piso e esteiras de bagagens estão nessa lista.
O terminal de cargas do aeroporto tem capacidade de processar até 100 mil toneladas de cargas por ano. Isso inclui itens em processo de importação e exportação.
Posicionamento
De acordo com a Fraport, atualmente, a empresa possui equipes trabalhando no local para mobilizar a retomada do Aeroporto de Porto Alegre.
A abertura deste terminal de cargas é o primeiro passo desta recuperação que já começou, e com certeza não serão medidos esforços para deixá-lo totalmente operante novamente
Nota oficial da Fraport Brasil sobre o retorno das operações no terminal de cargas
Além disso, a concessionária afirma não serão cobradas taxas pelo armazenamento de cargas entre 3 de maio e a próxima sexta-feira (14). As tarifas voltam a contar normalmente a partir desta data, em alinhamento com valores da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).