Disponibilizada no Brasil pela Adyen, líder global em tecnologia de pagamentos para grandes empresas, a solução Click to Pay foi oficialmente anunciada como opção de transação pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) nesta quarta-feira, 21 de fevereiro. O órgão representante do setor trabalhou na padronização da modalidade de pagamento, que antes era oferecida de forma isolada por algumas empresas.
Com isso, o consumidor pode finalizar compras online em poucos cliques, sem precisar digitar dados do cartão, de forma prática e segura. Com o Click to Pay, todas as informações do cliente são tokenizadas, o que significa que dados são transformados em credenciais digitais únicas e criptografadas. Assim, as informações sensíveis não ficam armazenadas, mitigando os riscos relacionados a vazamentos, por exemplo.
“Nosso alcance global nos ajuda a trazer em primeira mão o que há de mais moderno no mercado. Criamos um fluxo constante de inovação para nossos clientes, possibilitando que eles acessem e ofereçam o que há de mais novo em tecnologia de pagamentos”, explica Thais Fischberg, presidente da Adyen América Latina.
A Adyen já oferece o Click to Pay em outros mercados globais e, agora, torna-se pioneira em implementar a solução no Brasil. Neste primeiro momento, a funcionalidade estará disponível apenas para compras com cartões de crédito de bandeiras específicas e bancos (mais informações aqui).
“O ecossistema de pagamentos como um todo trabalha constantemente em inovações que melhorem a experiência do consumidor, mantendo altos níveis de segurança. Trata-se de um processo contínuo de aprimoramento”, complementa Thais.
Soluções que melhoram a experiência para o consumidor
Também em 2023, a Adyen passou a disponibilizar para seus clientes a solução de pagamento com cartão de débito sem senha, com as regras e padronização de valores estabelecidos pela Abecs. A iniciativa facilita a disponibilização da funcionalidade para todos os comerciantes online, agregando bandeiras e emissores de forma horizontal. O consumidor pode realizar transações com o cartão de débito em lojas virtuais, aplicativos de transporte e delivery, serviços de assinatura de streaming, entre outros, sem a necessidade de autenticação para valores até R$ 300.
Outra tecnologia para pagamento com cartão online usada globalmente e que pode deixar o pagamento com cartão de débito ainda mais seguro é o Data Only. Essa tecnologia permite um fluxo de autenticação com envio adicional de dados pelos comércios sem gerar fricção para os consumidores, o que mantém elevada a conversão no checkout.