Logo E-Commerce Brasil

AdWords: Volume de tráfego incremental varia conforme a posição orgânica

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Metade dos cliques em links patrocinados são incrementais quando levado em conta os resultados orgânicos de motores de busca localizados na primeira posição. Isto significa que em média 50% dos cliques pagos não foram compensados pelos cliques orgânicos quando os usuários pausaram suas campanhas de AdWords, segundo um relatório apresentado em março de 2012 pelo Google.

Dados do estudo “Impact of Organic Ranking on Ad Click Incrementality” ainda mostram que o índice de incrementabilidade cresce para 82% quando comparado aos resultados orgânicos da segunda a quarta posição, e 96% aos ranqueados na quinta ou mais colocação, o que mostra que o volume de usuários propensos a clicar no resultado do topo é incrivelmente desproporcional em relação às posições seguintes.

No entanto, o relatório observa que os resultados do estudo podem variar e são baseados em cliques ao invés de conversões.

Curiosamente, na edição de 2011 da pesquisa foi constatado que quando o comerciante diminui o orçamento da campanha, mas não pausa, cerca de 80% dos cliques foram perdidos e não compensados por cliques orgânicos.