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Cresce adesão a pagamentos por aproximação na América Latina e no Caribe

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Mais de 50% dos pagamentos presenciais na Costa Rica e Chile foram efetuados por aproximação, segundo estudo da Visa divulgado na terça-feira (26). Na Guatemala, esse tipo de pagamento representa mais de 30% do total de transações Visa realizadas presencialmente, enquanto o Brasil chegou à marca de 7 milhões de compras mensais.

O estudo reforça como os consumidores estão mudando a forma de realizar compras diante da pandemia de Covid-19. Ao longo dos primeiros meses do ano, mais de 13 milhões de pessoas da América Latina e do Caribe com cartão Visa fizeram sua primeira transação de e-commerce ou realizaram este tipo de operação após uma pausa de 15 meses.

A maioria dos produtos adquiridos corresponde à categoria de itens essenciais. De acordo com a pesquisa, os consumidores ainda acreditam que certos tipos de compra exigem uma visita às lojas físicas, corroborando para que o número de cartões de pagamentos por aproximação da bandeira triplicasse na região em 2019.

Substituição nos pagamentos

Dados do levantamento também revelaram que, nos últimos três meses, os cartões de débito foram o método de pagamento preferido dos consumidores (72%), seguidos por cartões de crédito (63%) e, por fim, o dinheiro (44%).

Segundo a Visa, a população da América Latina e do Caribe estão percebendo, aos poucos, que realizar compras online e usar recursos mais tecnológicos é seguro. Isso segue a tendência global identificada pela empresa: o 2019 Global Commerce Unbound Report mostrou que uma em três transações realizadas em checkouts na rede da Visa é por aproximação. Mundialmente, esse tipo de transação cresceu mais de 40% em um ano.

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As informações são do Money Times