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Abandono de carrinho de compras em alta no e-commerce

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O índice de abandono de carrinho em sites de e-commerce está crescendo, com a taxa média subindo de 71% para 75% durante os seis primeiros meses de 2011, segundo dados divulgados pela Listrak em outubro de 2011. Dados do “Shopping Cart Abandonment Practices of the Internet Retailer 1000 Companies” também mostram que 77,5% das campanhas que visam recuparar estes carrinhos dos 1.000 maiores varejistas online dos Estados Unidos são mensagens individuais, sendo divididos em 80% nos 500 maiores e 70% nos seguintes.

Além disso, 15,8% das campanhas dos 1.000 maiores varejistas, sendo 16,7% dos top 500 e 15% dos seguintes, enviou dois e-mails. Entretanto, apenas 6,7% do total dos 1.000 maiores varejistas em geral, divididos em 3,3% dentre os top 500 e 10% entre os 500 seguintes mandou uma terceira mensagem, ação que a Listrak classificou como crucial.

O momento do envio de mensagens na tentativa de reconverter um abandono de carrinho de compras varia bastante entre os 500 maiores do top 1.000 e os 500 varejistas seguintes. Apenas 51,1% dos top 500 mandam o primeiro e-mail da campanha de reconversão durante as primeiras 24 horas, enquanto 73,1% dentre o outros 500 do top 1,000 a enviarem neste período, sendo que 40,4% dos e-mails deste grupo foram postados em uma hora, contra 14,4% dos varejistas top 500 que enviaram a mensagem neste prazo.

O envio da segunda mensagem produziu resultados similares. Apenas 38,9% dos varejistas top 500 enviou um segundo e-mail em até 24 horas após o primeiro, contra 46,1% dos 500 seguintes. A maior discrepância entre os dois grupos ficou no período de 25-48 horas, onde os 500 primeiros mandaram 27,7% de suas mensagens neste período, comparados com apenas 7,8% do segundo grupo.

Em relação a terceira mensagem após o abandono, 33,3% dos 500 primeiros varejistas do top 1,000 a enviam em até 72 horas após a segunda mensagem, enquanto 60% dos 500 varejistas seguintes do ranking a fizeram neste período.

Cerca de 41% dos top 500 oferecem um desconto no primeiro e-mail enviado, número que foi de 56% no segundo grupo. Mais da metade (56%) dos 500 primeiros ofereceram desconto na segunda mensagem, um aumento de 36,5% com relação ao primeiro e-mail. Entretanto, 69% dos 500 seguintes no ranking ofereceram desconto na segunda mensagem, o que correspondeu um aumento de 23% com relação aos que fizeram no primeiro e-mail. Praticamente não houve ofertas de descontos na terceira mensagem enviada pelos varejistas do top 1000.

Apenas cerca de 27% das primeiras mensagens pós abandono enviadas pelos varejistas top 1000 continham o nome do consumidor, mesmo que 100% deles tenham acesso as informações de seus clientes em suas páginas de checkout. Além disso, somente 39% destes e-mails contém imagens das mercadorias que estavam no carrinho abandonado.

O frete grátis é, por uma grande margem de diferença, o serviço oferecido com maior probabilidade de encorajar os consumidores a comprarem mais via web, de acordo com artigo publicado em setembro de 2011 pela Compete. Dados do estudo “The State of Online Retail” indicam que, no Segundo trimestre de 2011, 77% dos consumidores afirmaram que o frete grátis os encoraja a comprar mais produtos na internet. Nenhum outro serviço oferecido foi citado por mais de 50% dos entrevistados, com  a opção de retirada de produtos em lojas físicas sendo a segunda mais lembrada, por 43% dos consumidores consultados, número 39% inferior ao obtido pelo frete grátis.

A Listrak analisou 97,3% dos sites top 1000 (97.2% dos top 500 e 97.4% dos 500 seguintes), excluindo sites em que era necessário identidade militar ou filiação exclusiva, além daqueles que já não estavam mais funcionado.