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A logística como diferencial competitivo: novas demandas do supply chain dentro do e-commerce

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Com 25 anos de experiência na área, Ana Paula Blanco, vice-presidente de operações na DHL Supply Chain, subiu ao palco da Fórum E-Commerce Brasil 2021 para conversar sobre a importância do supply chain dentro dos e-commerces e como os novos comportamentos dos consumidores trouxeram demandas para a eficiência do processo.

Durante a palestra, Ana Paula destacou que a logística rápida é fundamental para atender os clientes e também para não perder dinheiro, e ainda acrescentou como o aumento do comércio online na pandemia da Covid-19 em 2020 exigiu melhorias no nível dos serviços de entrega.

O crescimento

O que está por trás dele? Foi através dos dados do perfil dos clientes que foi possível identificar quais são as novas demandas do supply chain. A VP comentou sobre os novos comportamentos do consumidor como o uso das mídias sociais (mais de 60% das decisões de compra são tomadas por este canal) e o comércio B2B, além da fusão dos canais físico e digital foram fatores de grande impacto para repensar a estratégia de logística. Tornando-se um diferencial competitivo, segundo a pesquisa realizada com os clientes da DHL, a logística e a velocidade de entrega são consideradas fatores de atração na para 95% dos clientes.

Atenção com Fluxo (financeiro e de informações)

Com o aumento das vendas, também houve um aumento no número de devoluções. Para Ana Paula, essa é uma etapa que deve ser encarada como parte da experiência da compra online.

A otimização dos fluxos deverá ser observada com atenção, a dica é manter uma boa definição de KPI’s do fluxo financeiro, que precisa ser ágil e fácil, com o período de prazos muito bem definidos para garantir um bom nível de serviço. Já o fluxo de informação deve integrar todos os elos do processo, tornando as informações visíveis para todos os participantes, além de também estar otimizado para a logística reversa.

Um exemplo de ferramenta para dinamizar a experiência do consumidor é o uso da inteligência artificial (em óticas e mobiliários) que possibilita ao cliente a realização de testes com o produto.

Tornando o processo confiável

Cercado por desafios causados pela dimensão continental do país e pelas dificuldades de tecnologia e infraestrutura, o processo de entrega e devolução devem ser pensados como vias de mão dupla dentro das vendas online, tornando-se integrados nos diferentes elos da cadeia de operação de venda.

A personalização das entregas, respeito aos prazos e planejamento da logística reversa garantem a otimização do fluxo de informações do sistema, tornando-se investimentos, pois trazem melhorias aos cálculos de custos e impulsionam um maior desempenho nas avaliações dos clientes, atribuindo maior transparência e confiabilidade às compras e devoluções de mercadorias adquiridas online.

Por Amanda Lucio, em cobertura especial para o Fórum E-Commerce Brasil.

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