
A Black Friday acontece só em novembro, mas para quem vende online o evento começa meses antes. O período de preparação do e-commerce inclui desde a análise de dados de campanhas anteriores e pesquisas de mercado até a identificação de tendências sobre o comportamento do consumidor. Esse planejamento é fundamental para traçar as melhores estratégias de vendas, marketing e operação.
Em 2024, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Google, 64% dos brasileiros pretendem fazer alguma compra durante a Black Friday. Uma das principais dicas para aproveitar a disposição das pessoas em consumir é trabalhar a data como uma minitemporada mensal – neste ano, a data cai no dia 29 de novembro, mas as oportunidades se estendem durante todo o mês. A estratégia é diluir as vendas ao longo do mês para trabalhar melhor com o estoque disponível e garantir as entregas dentro do prazo prometido.
“Já estamos trabalhando com os sellers um plano de comunicação para identificar os produtos com desconto com um selo especial durante todo o mês de novembro. Assim, o consumidor sabe que aquele produto já está com preço de Black Friday e pode antecipar a compra. Isso evita que o parceiro tenha um volume de venda e entregas muito grande num dia só”, diz Mariana Mantovani, gerente do marketplace da RD Saúde.
Diante do aumento do tráfego dos clientes nos sites, os canais de vendas segmentados, como o marketplace da RD Saúde, têm vantagens em relação aos que vendem de tudo. Os produtos atendem a interesses específicos, é possível encontrar uma maior variabilidade de itens de saúde, bem-estar e beleza e as campanhas são mais personalizadas, o que possibilita fidelizar os clientes. Neste ano, de acordo com a pesquisa do Google, 44% dos brasileiros pretendem comprar algum item de beleza e cuidados pessoais.
A Black Friday é um momento em que o público está ativo na busca e pesquisa daquilo que lhe interessa. Por isso, a comunicação clara com o cliente deve fazer parte do plano de ação. “Quanto mais o seller conseguir passar confiança, com preços competitivos, descontos verdadeiros, maior será a venda e fidelização do cliente depois”, diz Maressa Fernandes, coordenadora do marketplace da RD Saúde.
Disponibilizar tabela de frete, com preço e prazo atualizados, ficha técnica detalhada e imagens de alta qualidade dos produtos são medidas práticas que os sellers devem adotar para melhorar a performance de vendas no período. Entender qual é o melhor momento do mês para anunciar as ofertas de cada produto também faz parte do planejamento da campanha.
A Black Friday já está batendo na porta. A chave para alcançar uma temporada de sucesso é ficar atento às dicas, organizar a operação e, principalmente, entende o que o cliente quer.