Logo E-Commerce Brasil

99Food leva Keeta à justiça em nova batalha do mercado de delivery

Por: Alice Lopes

Jornalista no E-Commerce Brasil

Jornalista no E-commerce Brasil, graduada pela Universidade Nove de Julho e apaixonada por comunicação.

Ver página do autor

A disputa entre 99Food e Keeta ganhou um novo capítulo na Justiça de São Paulo. A 99Food entrou com uma ação contra a rival, acusando-a de violação de marca registrada e concorrência desleal. O movimento acontece poucos dias após a Keeta, subsidiária da chinesa Meituan, ter processado a 99 sob a alegação de práticas anticompetitivas.

99Food processa Keeta em retaliação
(Imagem: reprodução)

Segundo a petição assinada pelo escritório Dannemann Siemsen, a Keeta teria imitado elementos distintivos da marca 99, incluindo o design da plataforma 99Food. O documento aponta semelhança na combinação de cores, estilo das fontes e uso de elementos gráficos, como os dois “ee’s” invertidos que formariam um efeito semelhante ao número 99.

A ação também cita que os itens utilizados por entregadores da Keeta (capacetes, mochilas e jaquetas) seriam praticamente idênticos aos da 99Food. Até mesmo a sacola de entrega dos produtos teria “customização absolutamente idêntica” à da autora da ação.

Parecer técnico e pedido de liminar

Para embasar o processo, a 99 contratou um parecer técnico assinado pelos especialistas Sônia Maria D’Elboux e Sérgio Bairon. O documento afirma que o design da Keeta não seria aleatório, mas sim uma “variação estética da 99”. De acordo com o parecer, a rival se apresenta como um “índice camuflado” e “simulacro semiótico”, comprometendo a exclusividade da marca.

Na ação, a 99Food solicita tutela de urgência para que a Keeta suspenda imediatamente o uso de logotipo, cores e elementos gráficos semelhantes aos da 99. O pedido inclui a proibição da combinação de amarelo e preto, letras grandes em negrito sem serifa e ícones visuais que remetam ao número 9. A empresa também pede indenização por danos morais.

O que dizem as empresas

Procurada, a 99Food informou que não comentaria o processo.

A Keeta, por sua vez, destacou que já processa a 99 por práticas anticompetitivas que tentariam restringir sua entrada no mercado de delivery brasileiro. A empresa chinesa afirma que suas cores e identidade visual estão associadas à Meituan há mais de 14 anos e à própria Keeta há pelo menos três.

“Há apenas uma semana, obtivemos uma liminar para interromper as práticas maliciosas da 99 no Google Ads. Esta é mais uma demonstração de suas tentativas de bloquear mudanças reais para usuários brasileiros, em vez de promover mudanças positivas”, disse a Keeta em nota.