O IAB Brasil, em parceria com a Offerwise, apresentou hoje a pesquisa #Publi: O impacto da Creators Economy entre os internautas brasileiros. Segundo o instituto, o levantamento destaca as dinâmicas de interação dos consumidores brasileiros com as publis geradas por criadores, fornecendo informações valiosas para profissionais de marketing e anunciantes.
Para a pesquisadora, a economia de criadores (Creators Economy, em inglês) continua transformando o panorama digital. O motivo, segundo ela, é a conquista expressiva de seguidores a partir dos criadores de conteúdo. De acordo com os números, a maior parte dos brasileiros conectados (92%) costuma aplicar frequentemente as dicas e conselhos de influenciadores — 65% dos internautas consomem diariamente conteúdos produzidos por eles.
Produção de conteúdos em formatos diversos
A pesquisa aponta que o consumo de conteúdo de influenciadores acontece por meio de vários formatos de mídia, sendo o vídeo curto (como Shorts, Reels, Tiktok) o formato mais atrativo. Vídeos curtos os tornam especialmente eficazes na criação de estratégias de publicidade e marketing.
Quando o tema é publicidade por meio dos influenciadores, 58% dos respondentes disseram que as publis são interessantes para descobrir novos produtos. Sobre a conversão, 82% dos respondentes afirmam já ter comprado algum produto ou serviço indicado por um criador.
“A Creator Economy vem se tornando cada vez mais relevante na publicidade digital e é preciso desenvolver padrões técnicos e boas práticas para este segmento”, disse Cris Camargo, CEO do IAB Brasil. O estudo compreende que os consumidores recorrem cada vez mais aos criadores em busca de inspiração e orientação. Portanto, é fator fundamental ao mercado digital compreender as nuances de suas interações para se manter competitivo no mercado.
O estudo completo pode ser baixado aqui.