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9 em cada 10 tentativas de fraude acontecem por meio de aplicativos

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

Segundo estudo – Device Fraud Scan 2024 – em 2023, foram identificadas mais de 700 mil transações possivelmente fraudulentas. Dentre as tentativas realizadas, 9 em cada 10 eram feitas por meio de aplicativos, uma porcentagem de 87,2%; já o restante aconteceram nos navegadores (12,8%). 

Mulher branca usando regata azul marinho com óculos gritando com as contas
Imagem: reprodução

O levantamento da Serasa Experian, apresenta análises sobre a tendência das fraudes em transações por meio de dispositivos web e mobile. As ações fraudulentas foram identificadas por meio de soluções antifraude de inteligência de dispositivo. 

Além disso, a pesquisa ressalta que cada uma das etapas da jornada do usuário possui uma porcentagem diferente referente às tentativas de fraude: fase de cadastro (32,51%), login (61,24%) e transação (6,25%). 

Entrando a fundo no mundo das fraudes

Explorando os diferentes tipos de fraude, dentro daquelas ocorridas por dispositivos, aproximadamente 60% estão conectadas com roubo de contas. 

Isso significa, que para além de transações financeiras desconhecidas, o usuário tem sua conta invadida e outras atividades – uso indevido de redes sociais, transportes, aplicativos de delivery, e-commerces e solicitações de reembolso – podem ser fraudadas. Seguindo a jornada de compra, roubos de conta podem ser identificados no momento do login, troca ou reset de senha e na troca de dispositivos. 

Gustavo Monteiro, diretor de produtos de autenticação e prevenção a fraudes da Serasa Experian, dá mais detalhes: “trata-se de algo tão valioso a ponto de contas roubadas serem negociadas na deep web. Os fraudadores atuam por meio de campanhas de phishing, golpes de engenharia social, SIM Swap, uso de dados vazados e ataques massivos, com o uso de bots automatizados”. 

Gráfico da Serasa Experian representando dias que criminosos cibernético preferem tentar fraudes compras
Imagem: reprodução, Serasa Experian

O estudo ainda aponta que o comportamento dos criminosos apresenta preferências de dias e períodos da semana. Alcançando a porcentagem de 75%, a maior parte das tentativas de fraude acontecem nos dias úteis e 64% são durante o horário comercial.

“Os fraudadores preferem atuar em intervalos comuns, quando os usuários legítimos mais transacionam e fazem compras on-line”, conclui Monteiro.

Gráfico da Serasa Experian representando horários com maiores tentativas de ações fraudulentas
Imagem: reprodução, Serasa Experian