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64% dos brasileiros acreditam que o Pix é uma transação muito segura, diz pesquisa

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Em mais uma de suas pesquisas sobre meios de pagamento, a Fiserv destaca que quase 64% dos participantes acreditam que o Pix é uma transação muito segura. A pesquisa Fiserv Insights – Pix e as Novas Modalidades Sob a Ótica do Cliente busca entender como o consumidor se relaciona com o meio de pagamento favorito do Brasil que, em 2023, movimentou R$ 17,8 trilhões.

O levantamento ainda aponta que o Pix e o cartão de débito – empatados com 80% – são considerados os meios de pagamento mais seguros, seguidos pelo cartão de crédito (79%), transferência bancária (77%) e boleto bancário (64%). 

Homem em frente a computador com site de compra aberto e celular com tela de pagamento através de pix
Imagem: reprodução

Curiosamente, apenas 2% dos entrevistados declaram que não fazem pagamentos via Pix por receio de fraude (55%) e por não saber como funciona (21%). Do total de respondentes que não utilizam, 46% já precisaram pedir a algum amigo ou familiar que fizesse um Pix por eles para ter acesso a algum produto e serviço e 21% afirmaram que a impossibilidade de fazer um Pix faz com que se sintam socialmente excluídos ou ultrapassados.

“A Fiserv conhece profundamente o varejo brasileiro, suas necessidades e desafios de negócios e contribuir com a disponibilização do Pix também é colaborar para a inclusão financeira dos brasileiros e a democratização do poder de compra”, afirma Rodrigo Climaco, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Fiserv no Brasil.

A maioria dos golpes com Pix está associado a ações de terceiros. Pouco mais da metade dos usuários do Pix já recebeu alguma mensagem em aplicativos de mensagens que se referia a uma tentativa de golpe. Desses, 24% já perderam algum dinheiro ao terem caído no golpe e realizado uma transação via Pix. 

Desenvolvida pela Opinion Box e com o apoio da AFRAC – Associação de Tecnologia para o Comércio e Serviços, a pesquisa Fiserv Insights entrevistou 2.020 homens e mulheres acima dos 16 anos, de todos os níveis socioeconômicos, e bancarizados entre os dias 4 e 26 de junho.