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52% dos brasileiros pagariam mais por produtos sustentáveis, mostra relatório

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

Com a proximidade de eventos globais sobre mudanças climáticas, como a Climate Week Nova York e a COP30, a responsabilidade ambiental e social aparece cada vez mais ligada ao consumo. De acordo com o Relatório do Varejo 2025 da Adyen, 52% dos consumidores brasileiros afirmam que pagariam a mais por um produto se tivessem garantia de que a empresa reduziu o impacto ambiental. Outros 21% esperam mais transparência dos varejistas sobre compromissos climáticos.

(Imagem: Reprodução)

A pesquisa ouviu mais de 2 mil consumidores e 500 empresas no Brasil. O levantamento aponta ainda que 19% dos brasileiros fazem doações mensais a causas sociais, acima da média global de 15%. Entre os mais engajados estão os Baby Boomers (26%) e os Millennials (20%). Por outro lado, 20% nunca realizaram doações.

Como os brasileiros doam

Nos últimos 12 meses, 37% dos entrevistados apoiaram financeiramente iniciativas de amigos e familiares, enquanto 28% preferem arredondar o valor das compras no checkout para destinar o adicional a causas sociais.

Segundo Maria Isabel Noronha, vice-presidente de Atendimento ao Cliente da Adyen na América Latina, a tecnologia de pagamento facilita esse processo. “O checkout tem sido uma grande aliado da doação, tornando a ação simples e recorrente. Vemos que 48% dos consumidores têm mais disposição para doar se puderem parcelar em pequenos valores”, afirma.

Empresas ainda oferecem poucas opções

Apesar da demanda, apenas 26% das empresas brasileiras permitem doações em compras online, e 22% disponibilizam a funcionalidade em lojas físicas. Entre os desafios citados por 21% dos varejistas estão a falta de recursos e conhecimento para implementar sistemas de doação.

Mesmo assim, 24% reconhecem que investir em causas de impacto social pode aumentar receita, e 23% acreditam que acelerar a descarbonização dos negócios também pode gerar ganhos ao atender às expectativas dos clientes.

Metodologia

A pesquisa foi conduzida pela Censuswide entre fevereiro e março de 2025 com 41.089 consumidores em 27 países e 14.003 empresas de varejo em 28 países, incluindo o Brasil.