Cerca de 21% dos e-mails marketing legítimos nunca chegam às caixas de entrada, indo parar na pasta de spam ou sendo bloqueados antes disso, segundo um estudo de Entregabilidade divulgado pela Return Path. Para as marcas, esse dado significa perda de abertura, de cliques e, em última instância, de lucros. A Return Path, provedora de soluções de dados, anuncia uma importante novidade na sua Certificação, que permite que mais remetentes de e-mail marketing façam parte da whitelist mais reconhecida do mundo, resultando, ao final, em uma melhor experiência na caixa de entrada dos usuários que têm a expectativa de uma comunicação relevante por e-mail.
A novidade é que agora a certificação é realizada pelo domínio de envio e não somente por IP. Esta diferença faz com que muitas marcas com boas práticas no uso do e-mail marketing deixem de ser penalizadas por terem em seu grupo de IP compartilhado remetentes com má reputação. “Acreditamos que esta evolução da nossa solução será muito importante, principalmente para pequenas e médias empresas, que podem continuar a usar IPs compartilhados, sem correr risco de ficar fora da caixa entrada por conta da performance negativa de outra marca. Outra vantagem é que marcas que já certificaram seus IPs dedicados terão maior flexibilidade para monitorar seus fluxos de e-mail”, explica Cecilia Belele, Diretora Regional América Latina da Return Path.
Reconhecimento dos maiores provedores mundiais de e-mail – Importantes provedores, que possuem mais de 50% das contas de e-mail no Brasil, já reconhecem o poder da Certificação de Domínio como forma de melhorar a experiência de consumidores com suas caixas de entrada. A solução vai auxiliá-los a servir melhor seus assinantes, não enviando para a caixa de spam mensagens que os usuários desejam receber. “As ferramentas de filtragem de e-mails dos provedores estão em constante evolução. Com a adoção do IPv6 (versão mais atual do protocolo de Internet), o número de endereços de IP tem crescido exponencialmente, dificultando ainda mais o controle de reputação de IPs. Por isso, os provedores estão tomando suas decisões de filtragem com base na reputação do domínio”, ressalta Matt Blumberg, CEO da Return Path. “É fundamental que os remetentes se preocupem em manter uma reputação impecável de seus domínios. Passar pelo processo de Certificação permite identificar e solucionar problemas existentes”.
“O e-mail é a alma do marketing e a Certificação de Domínio é um passo fundamental para estabelecer a legitimidade. Esta solução simplesmente é o indicador de que os e-mails de uma marca são desejados pelo destinatário final”, explica Blumberg. “Por meio desta solução, estamos oferecendo aos remetentes o poder de não só atingir a caixa de entrada de seus clientes como também de satisfazer as expectativas dessas pessoas”, finaliza.