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Quais são os serviços de Web Design para o seu e-commerce?

Por: Stephanie Baptista

Head de Experiência da equipe da WEBJUMP, Stephanie Baptista alimenta uma verdadeira paixão pela pesquisa e desenvolvimento de soluções, sempre em busca do caminho com melhor custo X benefício para o usuário e o time de negócios. Iniciou a carreira na WEBJUMP em 2013, como designer júnior e já atuou como UI Designer e Product Designer antes de se tornar líder da equipe de Design e Analytics. Com vasto conhecimento na área, já atendeu a grandes marcas como Nestlé (BR e US), Ambev, BRF, Alpargatas e outras.

Você já parou para pensar em quais são os serviços de design que o seu site precisa ter?

Com a mudança dos hábitos de consumo, cada vez mais pessoas optam pela compra online. Assim, a disputa da melhor vitrine se transforma na briga por quem tem o site com maior retenção.

Que tal saber quais são os principais serviços de design para o seu e-commerce e como eles podem afetar o sucesso do seu negócio?

O que seus clientes sentem ao entrar no seu e-commerce? Eles conseguem encontrar informações de forma prática e rápida? Esses são somente alguns dos pontos que devem ser observados na experiência online de um site.

Ficou curioso para saber quais são os principais serviços de design para o seu e-commerce e como eles podem afetar o sucesso do seu negócio?

Continue lendo este artigo e descubra!

Quais os principais serviços de design que existem?

Você já sabe que existem vários serviços de design que você pode utilizar para melhorar o seu e-commerce.

Mas quais são eles, quando utilizá-los e quais seus impactos práticos? Descubra a seguir.

UX Design

UX Design significa user experience ou experiência do usuário em tradução literal.

Esse tipo de serviço pensa em todos os aspectos da interação entre o usuário e o site com o objetivo de modular como ele é recebido pelos usuários.

Imagina acessar um site de compras, mas não conseguir encontrar o botão para adicionar ao carrinho. Isso faz com que o site falhe em seu objetivo principal: gerar uma venda.

Uma das metas desse serviço é justamente fazer com que todo o processo até o objetivo desejado pela empresa seja fluido e lógico. Isso ajuda não só a empresa a atingir suas metas de vendas, mas também auxilia o usuário a atingir seus objetivos.

Resumidamente, a principal preocupação do serviço de UX Design é facilitar como o usuário interage com o produto ou serviço, sempre buscando melhorias para otimizar essa relação.

De certa forma, trata-se de um estudo do comportamento aplicado a formas de melhorar a experiência das pessoas navegando utilizando três pilares:

  • Utilidade;
  • Usabilidade;
  • Satisfação.

Por que o UX Design é importante no e-commerce?

Aqui, o UX Design tem um papel fundamental em deixar a experiência (e a jornada) de compra o mais simples possível.

Não é nem um pouco diferente de ter uma loja com gôndolas organizadas e que agrupem de maneira intuitiva os produtos à mostra.

Só que isso acontece em um ambiente digital onde as principais preocupações devem estar em passar segurança e bem-estar durante a experiência de compra.

E é claro, os resultados podem ser observados pelo número de sacolas que viram compras.

Segundo dados do E-Commerce Brasil, uma estratégia de UX Design bem implementada pode aumentar a conversão de leads em 400%.

UI Design

UI Design, por sua vez, significa interface do usuário (user interface) e nada mais é do que todos os recursos utilizados para a interação do usuário com o produto.

Por exemplo, enquanto um indivíduo navega pela sua loja online através de um computador, seus meios são mouse e teclado. Lá quando isso é feito em um dispositivo móvel, é a tela sensível ao toque.

Uma boa interface tem como objetivo reduzir os esforços do usuário para alcançar o seu objetivo.

Muitas pessoas confundem UX com UI Design, mas sua principal diferença está na produção de uma interface amigável pelo último, enquanto o primeiro estuda os comportamentos e as emoções ao utilizar o produto.

Como aplicar UX e UI para e-commerce?

Para aplicar esses conceitos, é necessário, antes de tudo, conhecer a fundo o seu cliente:

  • Quem ele é?
  • O que ele busca?
  • Quando acessa o site?
  • Por onde acessa?
  • Quanto tempo permanece?
  • Quando compra e quando abandona o carrinho?

Todos esses dados são fundamentais na hora de gerar hipóteses sobre como o seu público-alvo se sentirá mais confortável em realizar compras em seu e-commerce.

Muitas vezes, chegar a uma conclusão envolve diversos testes A/B para entender qual dessas hipóteses funciona melhor. Mas, independentemente disso, utilizar o UI Design é fundamental para qualquer empresa que deseje crescer em um ambiente digital.

Web Design

Quando falamos sobre o layout das páginas, nos referimos ao Web Design. Esse é um dos serviços de design mais comuns e utiliza linguagens como HTML e CSS para entregar um site completamente funcional.
Dentro dos elementos que não podem ficar de fora de qualquer e-commerce estão:

  • Responsividade: habilidade de se adaptar a qualquer tela, seja no celular ou no computador;
  • Escaneabilidade: disposição de elementos e textos de forma que facilite a leitura;
  • Tipografia: o conjunto de fontes utilizado faz toda diferença na percepção da página;
  • Velocidade de carregamento: além de ser um fator importante no ranquemento nas ferramentas de pesquisa como Google, também impacta diretamente na experiência do usuário.

Por que investir em Web Design?

Muitos empresários investem em um Web Design de primeira como um luxo. Contudo, ele é um dos fundamentos de uma boa experiência e um serviço de design essencial.

Mais uma vez, recorreremos a uma analogia com uma loja física: imagine que você entra em uma loja que está completamente empoeirada e visivelmente desorganizada.

Isso não deixa uma impressão ruim e tira um pouco da autoridade da empresa?

O mesmo acontece quando um usuário se depara com um site feio, desorganizado e difícil de navegar.

Alguns dos motivos para investir em um design único e poderoso são:

  • Reconhecimento de marca;
  • Aumento do marketing boca a boca;
  • Vantagem competitiva;
  • Melhorias no posicionamento em mecanismos de pesquisa;
  • Uma excelente primeira impressão;
  • Aumento da taxa de conversão.

Claro, isso só arranha a superfície de todas as vantagens de contar com um site verdadeiramente bonito para a sua loja online.

Gamificação

Implementar a lógica dos jogos em seu e-commerce é um dos serviços de design direcionados para aumentar o engajamento dos usuários com o seu site.

Existem pelo menos oito pontos de implementação da gamificação segundo o framework Octalysis desenvolvido pelo pesquisador Yu-Kai Chou:

1. Significado e vocação épicos: fazer parte de algo maior que nós mesmos;

2. Desenvolvimento e realização: demonstrar o progresso do usuário;

3. Fortalecimento da criatividade & feedback: oferecer ferramentas diferentes;

4. Propriedade e posse: dar possibilidade de troca e colecionar seus prêmios;

5. Influência social e relacionamento: possibilitar interação dentro da comunidade como reviews de produtos;

6. Escassez e impaciência: promoções e prazos;

7. Imprevisibilidade e curiosidade: a curiosidade pelo desconhecido influencia a atitude;

8. Perda e prevenção: após investir tempo ou dinheiro em algo, é improvável que alguém simplesmente largue.

A implementação de todos esses gatilhos não é obrigatória e irá depender do tipo de experiência que funciona para o seu público-alvo.

Design Thinking

O Design Thinking é uma abordagem colaborativa para solução de problemas com o objetivo de mapear e mesclar experiências particulares a fim de obter uma análise próxima à realidade das necessidades do consumidor.

Pode parecer algo complexo, mas tem um objetivo claro: a satisfação do cliente.

Ele funciona a partir da aplicação de um conjunto de métodos a fim de encontrar as ideias mais inovadoras para a solução do problema em questão, e essa é sempre uma abordagem muito bem-vinda dentro do e-commerce.

Nesse local, os problemas podem chegar de diversas fontes, e é importante ter uma metodologia para filtrar as melhores formas de lidar com eles.

Por que utilizar o Design Thinking para o e-commerce?

Dentro de um e-commerce, existem vários benefícios de utilizar esse método:

  • Ampliar a visão de mercado;
  • Auxiliar no desenvolvimento de produtos e serviços mais alinhados com seu público-alvo;
  • Testar ideias.

E isso tudo pode ser aplicado na melhoria do atendimento, criação de novos serviços e produtos e desenvolvimento de uma marca mais coesa e forte.

Design gráfico

Esse é um dos serviços de design básicos para qualquer e-commerce. Ele é responsável pela criação de uma identidade visual coesa por toda a comunicação da empresa.

Dessa forma, um trabalho de design gráfico bem executado fará com que a sua empresa seja reconhecida em um anúncio, outdoor, documento ou mesmo um post do Instagram.

Ou seja, isso permeia tudo o que a empresa faz, interna ou externamente, e deve ser feito com toda a cautela e propósito – nada pode ser por acaso tudo deve ter um objetivo.

Muitos empresários acabam subestimando a importância desse ponto para o sucesso dos seus negócios.

Contudo, o e-consumidor está mais que atento a isso, e um site e uma comunicação bem desenvolvidos visualmente são fatores importantes para passar autoridade, segurança e, ultimamente, aumentar as vendas.

Além disso, esse é um fator que conversa diretamente com o UX e UI Designs dos quais falamos anteriormente.
Assim, quanto mais holística for a solução em serviços de design contratada para lidar com o seu e-commerce, melhor será o resultado.

Por que o design é importante para seu negócio?

Está claro que os serviços de design englobam inúmeras facetas do seu negócio virtual. É possível dizer que, por ser online, ele é dependente de um bom design para entregar resultados e crescer.

Sendo assim, vamos adentrar ainda mais a fundo na importância do design para o seu e-commerce. Confira abaixo.

Ajuda a montar a identidade visual do seu negócio

Uma estratégia visual bem empregada se torna marcante e traz o reconhecimento imediato da marca. Assim, não importa onde esteja a comunicação do seu negócio, o seu cliente saberá exatamente de onde ela é.

Em suma, a identidade visual é a construção de elementos gráficos visuais que criam uma atmosfera à qual uma determinada marca é associada.

E é justamente essa atmosfera cheia de personalidade que permite que o seu e-commerce seja reconhecido.

Além de tudo, a comunicação visual do seu negócio também é responsável por:

  • Ressaltar os valores da empresa;
  • Causar reconhecimento e diferenciação em relação à  concorrência;
  • Aumentar a credibilidade da marca.

O que não faltam são motivos pelos quais uma identidade visual bem trabalhada faz toda a diferença para os resultados da sua empresa.

Melhora a experiência do usuário

O usuário deve estar sempre no centro da tomada de decisões. Os dados que a empresa coleta de todos os acessos devem informar o que é bom e o que precisa melhorar.

Imagine que você tem uma loja online de tênis e, ao acessar o seu site, o seu cliente procura uma marca específica. Contudo, em local algum consegue encontrar uma forma de filtrar o conteúdo.

Você realmente acha que ele irá ficar passando de página em página no seu catálogo de produtos até encontrar o que procura? É muito mais provável que ele saia do seu site e vá procurar o que deseja na concorrência.

Esse é só um exemplo das formas que uma experiência positiva é fundamental para criar verdadeiros relacionamentos.

Por outro lado, se o seu cliente pudesse filtrar o site e ainda comprar com outros produtos para ter certeza de que estava levando a opção correta, você o teria ajudado.

Vê como em um cenário o UX Design ajuda e em outro atrapalha? É importante estar atento a isso!

Otimiza a jornada de navegação e auxilia na conversão (CRO)

Um site intuitivo faz com que o usuário encontre com maior eficiência aquilo que procura (e até muitos outros itens se seu site for realmente intuitivo.

Isso aumenta a probabilidade de ele encher o próprio carrinho e ir para a página de checkout e realizar a compra.

O estudo dessas etapas faz com que esse processo seja cada vez mais otimizado, melhorando muito mais a experiência dos seus clientes e gerando melhores resultados para o seu e-commerce.

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