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UX Design no e-commerce: por que investir nisso?

por Tiago Moraes Terça-feira, 14 de dezembro de 2021   Tempo de leitura: 5 minutos

UX Design no e-commerce é uma metodologia que visa garantir que os consumidores tenham uma boa experiência de uso em uma interface de vendas online como uma loja virtual, por exemplo, e assim proporcionem mais conversões.

Sigla para User Experience, UX significa “experiência do usuário” em Português. Neste contexto, a UX Design no e-commerce abrange a interação que o usuário tem com os elementos que compõem um e-commerce, tais como:

  • O design visual da loja virtual, o que envolve o layout e as cores, entre outras coisas;
  • A estrutura da arquitetura da informação da loja como os menus e sistema de buscas;
  • Os conteúdos como textos, áudios e imagens em geral;
  • Os fatores psicológicos como gatilhos de vendas que geram decisões de compras;
  • O fluxo de interação entre o consumidor e os elementos que compõem a loja;
  • A acessibilidade e a usabilidade das funções e recursos da loja virtual;
  • A velocidade com que as interações podem ser feitas (quanto mais rápidas, melhor).

Além disso, a UX Design envolve os próprios produtos que fazem parte do mix de produtos do e-commerce. Todo esse conjunto de elementos, enfim, precisa ser planejado e bem executado para que a experiência seja boa e mais vendas aconteçam.

Por que investir em UX Design no e-commerce?

Eis alguns números que mostram a importância de investir em UX Design no e-commerce:

  • 400% de aumento na taxa de conversão de leads é o que pode gerar um UX Design melhor em um site de comércio eletrônico (Forrester citada pela Intechnic);
  • 70% dos consumidores abandonam as compras online devido a uma experiência de usuário ruim (Capgemini citada pela Intechnic);
  • 90% de economia em despesas é o que obteve a MacAfee após passar a fazer testes de usabilidade para aprender sobre as necessidades dos consumidores (Esteban Kolsky citado pela Intechnic);
  • 94% dos fatores que afetam a primeira impressão de um usuário estão relacionados ao design (Experience Dynamics citada por Intechnic);
  • 83% das pessoas dizem que é importante que um site ofereça uma experiência perfeita em todos os dispositivos (Experience Dynamics citada por Intechnic);
  • 62% dos usuários dizem que uma experiência ruim em um site afeta negativamente a sua opinião sobre uma marca (Yokoco citada por Intechnic);
  • 75% do julgamento do usuário sobre a credibilidade de uma empresa é baseado no design de seu site (Yokoco citada por Intechnic);
  • 85% dos problemas de UX podem ser resolvidos testando 5 usuários (Whitepaper by Brightscout citada por Intechnic);
  • 55% das empresas apenas recorrem a algum teste de UX (Whitepaper by Brightscout citada por Intechnic);
  • 92,6% das pessoas afirmam que a dimensão visual influencia a decisão de compra (infográfico da KISSmetrics citado por Neil Patel).

Como revelam esses números, a UX Design deve funcionar bem em todas as telas. Uma vez implementada, ela gera economia em médio e longo prazos para a sua empresa, melhora a reputação e a credibilidade da sua marca. Ela também influencia a primeira impressão que as pessoas têm do seu e-commerce, aumenta a conversão de leads, diminui as desistências de compras e gera maior conversão de vendas.

De acordo com a Forrester, cada 1 dólar investido em UX gera 100 dólares de retorno. Jeff Bezos investiu 100 vezes mais na experiência do usuário do que em publicidade durante o primeiro ano da Amazon, segundo Esteban Kolsky, e hoje seu e-commerce é um dos maiores do mundo.

Implemente, enfim, a metodologia UX Design no seu e-commerce. Dessa forma, você irá melhorar:

  • visual;
  • estrutura da informação;
  • conteúdos;
  • fatores psicológicos de vendas;
  • fluxo de interação dos consumidores;
  • acessibilidade, usabilidade e velocidade da sua loja virtual, entre outras coisas.

E não esqueça de testar e otimizar sempre para assim atingir melhor performance ao longo do tempo. 

Leia também: CDP: o uso de dados para melhorar a experiência do cliente

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