A Black Friday é uma data de muita importância para o varejo, sem dúvidas. E cada vez mais importante para os restaurantes — uma data em que o dono de restaurante pode usar e abusar de táticas de marketing para alcançar novos consumidores e fidelizar antigos.
Para se ter uma ideia de como é a data é importante para o delivery, o iFood vem batendo recorde atrás de recorde na Black Friday. Dois anos atrás, a marca realizou cerca de 1,4 milhão de pedidos na data. Em 2020, esse número quase dobrou: foi um crescimento de 79% para 2,5 milhões de pedidos — mais de 100 mil por hora, se dividíssemos o dia em partes iguais (porém, sabemos que a maior parte dos pedidos se concentra na hora do almoço e do jantar).
Planejando a Black Friday do seu restaurante
E por se tratar de uma sexta-feira, o horário da janta foi ainda mais bem aproveitado: 58% dos pedidos se concentraram nesse período. É importante notar que a Black Friday não foi exclusividade das grandes redes. Sim, os pequenos e médios restaurantes abraçaram a Black Friday, com 30% deles optando em usar a data para vender mais.
Mas para aproveitar a data de fato, você precisa ter um bom planejamento. São várias as estratégias que você pode usar para atingir objetivos diversos. O primeiro passo do seu planejamento é definir quais são as promoções exclusivas da data. São várias as possibilidades, então pense bem. Você pode tentar pensar fora da caixa, ou até mesmo combinar várias delas.
O importante, porém, é que você consiga destacar que a Black Friday é uma data especial para seu negócio, e garantir que você tenha caixa para fazer tudo, claro. Alguns vendedores preferem ter alguma perda na Black Friday para se tornar mais conhecidos e garantir mais pedidos em datas comuns. Entretanto, isso é uma escolha de cada dono de restaurante.
Divulgue a Black Friday
É interessante que você consiga promover a sua Black Friday perante o seu público. Neste caso, as redes sociais e os próprios aplicativos de delivery são boas opções. Que tal entregar um flyer para todo mundo explicando as suas promoções? Você também pode usar estratégias como e-mail marketing e mídia local.
Entrada ou acompanhamento de graça
Uma das suas opções de promoção para atrair clientes é entregar entradas e acompanhamentos grátis para quem pedir um prato principal. Se as margens do seu restaurante não são altas o suficiente, você pode também dar um desconto elevado.
Entrega grátis
No delivery, você tem ainda mais oportunidade de se destacar na Black Friday. Ofereça entrega gratuita para seus clientes. Pode até ser a partir de um determinado valor, permitindo que alguns deles experimentem o seu produto pela primeira vez.
Cupons de desconto
Você pode também dar um cupom de desconto para que seus clientes da Black Friday voltem a consumir contigo no futuro ou tenham descontos naquele momento — você pode até dar condições para que eles recebam tais cupons. Com preços menores, mais gente vai querer experimentar seu restaurante pela primeira vez.
Você pode postar sobre a existência de um código de pedido especial nesta data em suas redes sociais e pedir que as pessoas marquem outras para receber a instrução de como usá-lo.
Dois por um
Se você vende pizzas ou hambúrgueres, fica muito fácil fazer uma coisa que anima qualquer um: oferecer dois por um na Black Friday. Assim, você garante que alimenta “a galera” por um preço menor e garante que mais pessoas vejam seu produto, além de praticamente garantir que aqueles que são fãs tomem a decisão pelo seu restaurante.
Novos pratos e combos limitados
Uma vez que descontos e produtos gratuitos são mais associados com a Black Friday, você pode também oferecer pratos ou combos novos. Ou seja, escolher pratos e itens que combinam entre si e vender juntamente apenas na Black Friday. Essa estratégia, aliás, pode fazer com que clientes que só pedem alguns pratos venham a experimentar outros dentro do seu restaurante.