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Venda mais no Dia dos Namorados com marketplaces

Por: Lucas Vidal

Gerente de Novos Negócios da SkyHub, empresa especialista em integração com os principais marketplaces do Brasil. Formado em Engenharia de Produção pela UFRGS com Mestrado pela Ecole Centrale Marseille, na França. Na SkyHub é responsável pela área comercial, bem como a manutenção das parceiras com os diferentes marketplaces que a SkyHub integra

O clima de romance começa a tomar conta do varejo como um todo. Logo após o fim das ações de Dia das Mães, todos os esforços se voltam exatamente para o Dia dos Namorados. Contando apenas as datas comemorativas (sem incluir Black Friday), ela só não é mais relevante que Natal e Dia das Mães.

Em 2014, segundo dados do Ebit, a data movimentou 1,38 bilhões e foram registrados 3,9 milhões de pedidos. Já em 2015 o Dia dos Namorados, que correspondeu ao período de 28 de maio a 11 de junho, alcançou um faturamento de R$1,43 bilhões, com um ticket médio de R$401,00.

Esses números mostram a força da data para o varejo virtual brasileiro e justificam as ações desenvolvidas por diferentes perfis de lojistas. Mas, como conseguir aproveitar a data e melhorar as suas vendas?  

O segredo pode estar nos marketplaces. Nessa modalidade, diferentes perfis de negócios podem vender seus produtos nos principais e-commerces do Brasil, como B2W (Americanas.com, Submarino e Shoptime), Cnova (Casas Bahia e Ponto Frio) e Walmart.

Você já deve ter notado o poder de investimento em ações de marketing que essas empresas possuem, não é verdade? Muitas vezes com campanhas sendo realizadas inclusive no universo offline. Isso, naturalmente, impacta e atrai mais clientes e você poderá aproveitar disso sem ter que fazer investimentos diretos em marketing.

Respondemos a seguir a algumas das questões mais comuns sobre marketplaces e mostramos como é fácil que você consiga, já em 2016, aproveitar o Dia dos Namorados para melhorar suas vendas.

Preciso ser uma loja online para fazer parte de um marketplace?

Não, claro que ter uma loja online vai trazer uma bagagem com relação a gestão de e-commeces, mas isso não impede que lojas físicas, distribuidoras e fabricantes possam vender seus produtos dentro dos marketplaces. O único requisito é possuir um sistema ERP, que vai centralizar as informações dos produtos como descrição, preços e peças disponíveis. Os marketplaces utilizam um arquivo Json oriundo dos ERPs para fazer a integração com o lojista.

Como deve ser a escolha de um markeplace?

Cada um dos marketplaces que operam no mercado atualmente, tem um público majoritário, aquele para os quais as ações são pensadas e desenvolvidas. Cabe a você, como lojista, identificar quais são esses públicos. Para isso, basta entrar em contato com as centrais de atendimento dos marketplaces.

Outros critérios que devem ser levados em consideração são as recomendações dessas lojas em sites como o E-Bit ou a avaliação de clientes em sites como o Reclame Aqui, afinal, as lojas mais queridas pelos clientes vendem mais. Além disso, segurança – como a utilização do SSL e selo Site Blindado –  deve ser um fator decisivo para essa escolha.

Que produtos vender em um marketplace durante o dia dos namorados?

Se quiser desenvolver ações de vendas focadas no Dia dos Namorados é preciso trabalhar com itens que sejam opções de presente, mas que, principalmente, possam ser entregues antes da data. Vale destacar que no marketplace a gestão de pedidos e entrega é do próprio seller (nome dado ao lojista neste espaço), por isso uma negociação com operadores logísticos também deve fazer parte do projeto.

O E-bit não fez uma pesquisa específica da categoria em 2015, mas em 2014 os produtos mais vendidos foram moda e acessórios; cosméticos e perfumaria; e eletrodomésticos. Uma pesquisa da Sieve também indicou quais são as categorias do marketplace mais significativas nos resultados finais das operações de e-commerce (gráfico abaixo).

Venda mais no Dia dos Namorados com marketplaces

Instrumentos musicais; automotivos; eletrônicos; ferramentas, câmeras filmadoras; cama, mesa e banho; móveis e decoração; e telefonia são os itens que conseguem agregar mais valor aos resultados finais das lojas virtuais em suas operações de marketplace.

Portanto, existem várias categorias que contemplam as mais diferentes possibilidades de presentes para os casais apaixonados. Desde aqueles que gostam de música, até aqueles que já se presenteiam pensando em ter um lugar para chamar de seu.

Ainda dá tempo de entrar em um marketplace antes do Dia dos Namorados?

A resposta é sim. Para facilitar esse processo de integração você pode contar com integradores de marketplace. Com eles é possível, além de facilitar a gestão de pedidos e estoques, entender como funcionam os principais players do mercado e com isso ganhar ainda mais tempo. Lembre-se que dentro desses “shoppings virtuais” os clientes estão mais propícios a realizar a compra, já que existem diferentes formas de pagamento, além de aproveitarem da “rabeira” deixada por outros itens, que podem ser exploradas, como por exemplo vender um suporte para TV quando um cliente comprar o televisor.

Aproveite esse clima de romance e potencialize suas vendas entrando em marketplaces para fazer mais negócios durante o Dia dos Namorados. Como sempre, esse primeiro contato pode ser puxado por alguém, e nesse caso as integradoras, como a SkyHub, fazem o papel de cupido entre o lojista e o marketplace, já que elas conhecem as regras de canal, além de poderem orientar as melhores estratégias para o lojista.