Usando Retargeting para atrair clientes desistentes – Parte I: Facebook

por Mariana Reis Quinta-feira, 13 de março de 2014

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Você é como eu e sente-se frustrado e um pouco deprimido toda vez que checa as estatísticas do seu site e percebe que ainda existem diversos usuários que desistiram da compra? Diversas pessoas que chegam tão perto de comprar seu produto, mas desistem no último instante para comprar do seu concorrente ou até mesmo porque se distraiu navegando no Facebook? E se eu disser que esse não é o fim, mas somente uma etapa no processo de compra? E que você ainda pode trazer de volta estes clientes aparentemente perdidos?

Nesta primeira parte da série, você vai conhecer as principais causas de desistência e como usar retargeting no Facebook para trazer de volta esses potenciais clientes para o carrinho de compra.

Introdução ao Retargeting 

Seu tráfego vem de diversas fontes da sua estratégia em marketing, anúncios pagos, recomendações e diversas outras. Essas pessoas entram no seu site, navegam, selecionam produtos e depois, por alguma razão (preço, uma promoção na concorrência ou, simplesmente, uma distração qualquer), eles desistem.

Retargeting é uma forma anúncio que rastreia o tráfego do seu site na internet e te dá a oportunidade de, mais uma vez, dizer a esses usuários que eles devem comprar seus produtos e serviços.

Exemplo real de Retargeting

Eu conheço algumas empresas que utilizam retargeting, a Neoneletro é uma delas. Por isso, eu entrei no site deles, fiz alguns cliques nos produtos e em questão de minutos após eu ter deixado o site, isso apareceu em meu Facebook:

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Parece coincidência, mas não é. No momento que eu entrei no site eu ativei um pixel . Esse pixel rastreou minhas ações no site, “grudou” em mim (no meu navegador, na verdade) quando eu estava deixando o site.

Você pode usar diversas plataformas para retargeting, mas neste artigo (primeira parte de uma série de dois artigos), abordarei retargeting em anúncios no Facebook.

Retargeting também é oferecido por vários aplicativos de terceiros, com diferentes preços, capacidades, diferentes ferramentas de monitoramento e diferentes plataformas. Pesquise seu mercado: eles usam o Facebook ou navegam em páginas populares de notícias? Então, determine qual é a ferramenta que melhor se adequa ao seu negócio.

Retargeting no Facebook

Retargeting no Facebook funciona baseado em FBX (Facebook ad Exchange), que em um ano absorveu praticamente 50% do total do marcado de retargeting. O FBX é um recurso gratuito do Facebook que funciona de maneira similar à segmentação de Público Personalizado para Website (confira mais detalhes no artigo “Inovadora forma de segmentação de anúncios no Facebook: Público Personalizado”, no Publicitários Social Clube). O Facebook fornece um pixel para o seu site que permite a você alcançar as pessoas que entraram no seu site, ativando esse pixel.

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Isso é muito bom, porém muitas ferramentas de terceiros são parceiras oficiais do Facebook e otimizam a criação dos seus anúncios, com base em seus próprios algoritmos. Dependendo da sua própria experiência e orçamento, você poderá obter um ROI muito melhor optando por uma ferramenta de terceiro.

Retargeting no Facebook para B2B

É natural que a audiência do seu site oscile de tempos em tempos, por razões como: preço e ausência de informação. O melhor é que, com retargeting, você pode alcançar os desistentes baseado nestas razões.

Retargeting a partir da página de preços:

Seu público adora seus produtos, reconhece sua eficácia e sabe que precisa deles, mas não possui o dinheiro necessário para comprar. Por causa desses clientes é que eu recomendo que você insira um pixel em sua página de preços e crie um retargeting oferecendo uma mês de teste gratuito, por exemplo.

Lembre-se de disparar esses anúncios logo que seu cliente sai do seu site. Isso aumenta a chance de resposta.

Retargeting a partir de ausência de informação

Pode ser que mesmo sendo linda, sua landing page não esteja fornecendo ao visitante as informações que ele precisa. Crie um anúncio no Facebook oferecendo uma demonstração gratuita com um de seus representantes de vendas. Envie esse anúncio para os desistentes e redirecione o seu tráfego para uma landing page otimizada para oferecer informações.

Retargeting no Facebook para empresas B2C e e-commerces

Se sua empresa é um B2C ou e-commerce, retargeting tratará basicamente de uma oferta. Tente segmentar seu anúncio por produto e gênero (pelo menos), isso ajudará a aumentar a taxa de conversão do seu anúncio. É bem provável que se alguém entrou em seu site em busca por uma novo vestido, reservas em um restaurante ou aulas particulares de inglês, é porque estão precisando. Então não esqueça desse detalhe ao criar seu anúncio.

Conclusão

Espero ter desvendado um pouco mais sobre retargeting e sua importância para atrair clientes desistentes. No próximo artigo abordarei o uso de Retargeting no Google.

E você já conhecia as formas de usar retargeting através do Facebook? Quais táticas você utiliza? Compartilhe abaixo.

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7 comentários

Comentários

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  1. Muitas empresas tem pecado nisso, no caso de a pessoa comprar o produto do anúncio. Ela continua forçando o anúncio.
    Eu comprei um tênis na netshoes e mesmo depois de finalizar a compra e receber o produto, ainda vejo propaganda dele no facebook e adwords. Teria quer ter uma forma disso não acontecer.

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  2. Li no texto que o Facebook ad Exchange é gratuito, porém para configurá-lo eu tenho que fazer um anúncio no facebook que é pago. Ou seja não é gratuito ou estou fazendo algo errado. Alguém poderia me esclarecer sobre isso.

    Responder
  3. Wendel, é possível corrigir isso de uma maneira muito simples. Bastra criar um publico petsonalizado de compradores do produto x, e outro grupo de interessados mo produto x. Então a campanja deverá ser direcionada para a combinação destes 2 publicos, ou seja os interessados que ainda não compraram.

    Responder
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