Logo E-Commerce Brasil

Três motivos para incluir envelopes de amortecimento de papel em sua gama de embalagens

Por: Erika Martinez

Gerente de Marketing Protective Packaging da Sealed Air América do Sul. Formada em Negócios Internacionais com Master em Administração de Empresas - ênfase em marketing, trabalha há quase 20 anos contribuindo para o cumprimento de metas e implementação de estratégias comerciais e de marketing em importantes empresas dos setores de embalagens para os mercados de e-commerce, alimentos, bebidas e cosméticos na América Latina.

É inegável que as operações de e-commerce têm evoluído a passos largos nos últimos anos. Grandes players anunciam quase que semanalmente novos investimentos distribuídos em tecnologia, comunicação e, principalmente logística, dentro da qual incluímos as tão necessárias embalagens.

Nesse quesito, a corrida por diferenciação é acirrada e ganha vantagem quem optar por soluções inovadoras, mas que sejam acima de tudo funcionais para o cliente, eficientes e seguras para a operação e, claro, benéficas para o meio ambiente também.

Envelopes de amortecimento são capazes de otimizar recursos, gerando menos resíduos para o cliente e potencializando a exposição da marca sem comprometer a segurança do produto.

As soluções de papel, sejam elas caixas de papelão, envelopes kraft, ou itens para preenchimento de espaço fazem parte da operação de grande número dos players de e-commerce há anos. Entretanto, diante da nova dinâmica de consumo que exige mais agilidade, diferenciação na experiência de compra e, também sustentabilidade, como é possível trabalhar com o papel de maneira mais inteligente?

A resposta está em soluções que sejam capazes de otimizar os recursos, gerando menos resíduos para o cliente e potencializando a exposição da marca sem comprometer a segurança do produto. Um bom exemplo são os envelopes de amortecimento feitos de papel. Destaco três motivos para incluir soluções como essa em sua gama de embalagens:

01 – Entrega segura e com mais agilidade

Tecnologias de bolhas de ar são ideais para gerar amortecimento contra impacto. O sistema de envelope com bolhas funciona muito bem para os produtos de vestuário, eletrônicos de pequeno porte e itens de cuidados pessoais. Um ponto muito importante que aumenta a integridade dos produtos em envelopes é o tamanho da embalagem em relação ao produto embalado: entre 75% e 90% da embalagem deve ser totalmente preenchida para evitar movimentação e aumentar chance de quebra. Os diferentes tamanhos de envelopes permitem esse ajuste de maneira simples e com o processo de embale até três vezes mais rápido, se comparado com as caixas de papelão.

02 – Descarte simples com alto índice de reciclabilidade

O momento do descarte da embalagem compõe a experiência de compra no e-commerce. Nesse quesito, menos é mais. Então, diante do aumento da frequência com que se compra no varejo eletrônico atualmente, não é interessante que o consumidor receba grande número de caixas por semana, principalmente quando se compra algo que poderia vir dentro de um envelope. A estrutura acolchoada dos envelopes elimina a necessidade de materiais de preenchimento, reduzindo o tamanho do pacote e possibilitando uma redução no custo de frete em comparação com caixas de papelão. Além disso, não podemos deixar de considerar que atualmente o Brasil figura entre os maiores recicladores de papel do mundo, com índice de 66%, segundo dados do CEMPRE. Dessa maneira, é possível colaborar para que sua operação de e-commerce favoreça a economia circular.

03 – Maior oportunidade de relacionamento com a marca

Todo ponto de contato com o cliente pode aprimorar a experiência de compra. Os espaços das embalagens podem ser muito melhor aproveitados, principalmente no caso de envelopes kraft. Uma pesquisa da SEE revelou que 20% dos consumidores pagariam mais para adicionar opções de impressão na embalagem para presentear. Além disso, o campo de comunicação dos envelopes pode trazer mensagens exclusivas para o cliente por meio de sistemas de QR code. Por exemplo, é possível gerar descontos, e também trazer informações sobre o descarte correto daquele material.

Grandes inovações podem surgir a partir de novos olhares para soluções simples. O papel é um grande aliado na logística do e-commerce, principalmente diante do avanço das políticas de ESG e da busca do consumidor por experiências exclusivas e por soluções de menor impacto ambiental. Dessa forma, se faz mais do que necessário trazer para o mercado alternativas de embalagens inovadoras que melhorem a vida das pessoas e elevem o potencial sustentável das operações do varejo.