Entre os dias 11 e 14 de janeiro, eu estive em Nova Iorque e participei de mais uma edição da NRF (National Retail’s BIG Show).
Como sempre, o evento reuniu as principais lideranças de varejo do mundo e, nessa oportunidade, eu fiz questão de acompanhar diversas palestras, a fim de trazer ideias e inovações para a empresa na qual sou CEO, a Dito CRM.

Visto que fiz várias anotações e destaquei os pontos que me despertaram mais a atenção, eu decidi organizá-los e compartilhar alguns com a audiência que lê os conteúdos do E-Commerce Brasil.
Assim sendo, veja na sequência três tópicos que, na minha opinião, devem servir de inspiração para empresas de todos os setores e portes.
IA, IA e IA
Seria imprudente da minha parte se o primeiro assunto não fosse a inteligência artificial. Esse tema, provavelmente, foi o mais debatido nas palestras da NRF. E nos estandes das empresas expositoras, boa parte dos slogans carregava a IA.
E não teria como ser diferente disso!
Se, aqui no Brasil, o diálogo sobre o uso da inteligência artificial está no “hype” para tarefas mais simples, como a produção de conteúdos, na palestra da VP da NVIDIA, Azita Martin, por exemplo, vimos as aplicações da IA para a gestão de estoque e para propor layouts estratégicos para lojas físicas.
Destacou-se também como essa tecnologia está ajudando as marcas do varejo a cruzar grandes bases de dados para conhecer os clientes com riqueza de detalhes e, consequentemente, hiperpersonalizar o atendimento.
Inclusive, recentemente, eu expandi a análise sobre esse último tema no meu Linkedin pessoal. Afinal, eu acredito que, em 2025, com o apoio da ferramenta de CRM, essas estratégias serão as mais executadas pelos varejistas do nosso país.
Conexões reais e genuínas
Apesar de o assunto anterior induzir à crença de que daqui adiante tudo será sobre algoritmos e automações, os palestrantes da NRF reforçaram a obrigação de criar conexões reais e genuínas com os clientes, especialmente das gerações Z e alpha.
“A tecnologia deve complementar, e não substituir, o toque humano.” E como disse o Olivier Bron, CEO da Bloomingdale’s, “os consumidores de hoje não querem ser tratados como um segmento, mas como indivíduos”.
Esse ponto enfatiza a mensagem de que pouco adianta contar um software de CRM internacionalmente “famoso”, que “ultra” segmenta a base, se a marca não colocar os desejos e as preferências do consumidor acima de qualquer coisa.
“O futuro não é sobre vender em uma única visita, mas sobre criar conexões duradouras que gerem valor contínuo” – Jason Goldberg, Chief Commerce Strategy Officer da Publicis Groupe.
Conteúdos menos hollywoodianos
Em tempos em que tudo tem “cara” de inteligência artificial e anúncios padronizados saltam às vistas por todos os lados, muito foi falado na NRF sobre a criação de conteúdos originais e educativos para plataformas como o TikTok.
Como disse Brieane Olson, CEO da PACSUN, “os integrantes da geração alpha são contadores de histórias e defensores de um mundo melhor”. E é preciso lembrar que eles serão os futuros clientes da sua marca (talvez até clientes atuais, já que influenciam as decisões de compra dos pais).
Diante disso, se o varejista quer realmente dialogar com esse público e criar conexões reais como eu disse anteriormente, é primordial “virar a chave” e deixar para trás o marketing dos anos 90 – massivo e baseado somente em ofertas.
É preciso formatar conteúdos personalizados para “antes do topo do funil” e que engajem a audiência com informações relevantes. E lembre-se: os vídeos continuam despontando como a mídia preferencial.
Esses foram alguns dos melhores highlights que eu trouxe da NRF. Qual a sua opinião sobre eles?
Fique à vontade para me enviar uma mensagem privada no Linkedin e vamos conversar. Forte abraço!