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Transformação digital: por que ainda é um desafio para tantas empresas?

Por: João Pires

Executivo de vendas da SPS Group

É executivo de vendas da SPS Group. Formado em Marketing e Gestão Comercial pela UMESP, possui mais de 15 anos de experiência em vendas complexas, apresentando soluções das mais avançadas tecnologias para organizações de todos os setores da economia.

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A transformação digital tem sido um tema central nas discussões empresariais, impulsionada pelo avanço tecnológico e pelas novas tendências que moldam o dia a dia das organizações. Afinal, para se manterem competitivas em um mercado cada vez mais exigente, as empresas precisam constantemente inovar e se adaptar. No entanto, essa realidade de inovação e adaptação ainda está distante para muitas delas.

Por que a transformação digital é crucial para a competitividade empresarial e como enfrentar os desafios para sua implementação eficaz?

A resistência à transformação nas empresas

O termo “transformação” é associado a mudanças profundas e significativas. Diante disso, muitas companhias resistem em aplicar o conceito na prática. Comprovando esse cenário, um estudo feito pela Data – Markers, em parceria com a CDN, revela que aproximadamente 77% das empresas brasileiras ainda não possuem uma cultura de inovação.

O estudo também destacou outro desafio apontado por 62% dos entrevistados: a falta de preparo da liderança. Não é incomum encontrar executivos C-level que seguem o pensamento de que “sempre foi assim”. Com isso, em vez de buscarem o conhecimento necessário acerca da temática, acabam propagando um distanciamento entre as áreas, e contribuindo para a resistência dos colaboradores em aceitar mudanças.

Ao contrário do que muitos pensam, a transformação digital é impulsionada pelas pessoas e voltada para elas. A falta dessa iniciativa nas organizações não impacta apenas as operações internas, mas também reflete na competitividade, especialmente em um mercado cada vez mais globalizado. Não à toa, segundo o ranking que mede o nível de competitividade das nações feito pelo Institute for Management Development (IMD), dos 67 países listados, o Brasil ocupa o 62º lugar – uma queda de duas posições em relação ao ano passado.

Uma coisa é certa: mesmo sendo frequentemente enfatizada a importância da digitalização das empresas – em um movimento que começou há mais de dez anos, com a chegada da Indústria 4.0 -, uma boa parcela do empresariado brasileiro ainda considera a tecnologia um custo, e não um investimento.

Mudança de mentalidade: tecnologia como alavanca para o crescimento

Em vez de questionar qual o ganho a longo prazo com a adoção de um sistema que potencialize as operações, é priorizada a rentabilidade imediata. Dessa forma, a ideia de que a tecnologia é uma commodity leva muitos a optarem por soluções não aderentes ao negócio em busca do menor preço. Quando não obtêm resultados satisfatórios, propagam o pensamento errôneo de que essas tecnologias são ineficazes.

Esse é um claro exemplo da falta de compreensão do mercado sobre o que realmente significa digitalizar processos. Mais do que simplesmente aderir à tecnologia, essa mudança envolve o estabelecimento de métodos e ações que contribuam para o cotidiano operacional, garantindo fluidez e uma abordagem estratégica que permita o envolvimento de toda a equipe, desde a tomada de decisões até a expansão dos negócios.

Todas essas medidas impactam diretamente a cultura da empresa e, sem dúvidas, esse é um caminho desafiador. Afinal, para que a transformação aconteça, é necessário deixar de lado antigos métodos e estar aberto ao novo. Obviamente, esse não é um processo que acontece da noite para o dia e, nessa jornada, é importante contar com o apoio de soluções que integrem recursos para uma gestão aprimorada, como a IA e o Business Intelligence. Além disso, ter o apoio de uma consultoria especializada também é uma excelente estratégia, considerando que o time de especialistas pode guiar todas as etapas, identificar pontos de melhoria e trilhar uma jornada que traga ganhos para todos.

É importante destacar que a transformação digital é um processo de melhoria contínua que as organizações precisam estar dispostas a atravessarem. Esse processo começa com o envolvimento da alta liderança em desenvolver uma abordagem holística, que considere todos os aspectos do mercado, incluindo novas tendências, comportamentos dos consumidores, hábitos e valores das novas gerações, entre outros tópicos.

Cada vez mais, está sendo consolidado um futuro no qual a análise e a gestão de dados moldarão os negócios. Sendo assim, aqueles que ainda não integraram esse conceito nas suas operações precisam se atentar e investir desde já em melhorias e, sobretudo, na capacitação da equipe, pois são os colaboradores que irão vivenciar isso na prática.

No final, independentemente de quantos recursos tecnológicos surjam, o sucesso das empresas dependerá de como elas envolvem e capacitam seu capital humano. Afinal, a transformação digital não é apenas uma tendência, mas uma necessidade para prosperar em um mercado globalizado e cada vez mais competitivo.