Olá,
PessoALL! Tudo bem?
Outro
dia recebi uma sugestão de tema para abordar aqui no iMasters: e-commerce. Mas
puxa vida, qual abordagem interessante eu poderia usar para falar de um tema
tão rico em assunto? Pesquisei bastante e achei algo gostoso de ler. Espero que
vocês gostem também! Vamos falar de Social
Commerce?
Definição
adaptada da Wikipedia:
“Social Commerce é uma forma de comércio
eletrônico que emprega ferramentas colaborativas peculiares em Social Media, a
fim de auxiliar no processo de compra e venda”.
É o
casamento por interesse da Social Media com o E-commerce.
O que propiciou o nascimento dessa união?
O discurso corporativo está caindo na vala
comum, enquanto os consumidores preferem cada vez mais ouvir os…consumidores!
E por
que vale a pena adotar uma plataforma de e-commerce com conceitos de Social
Media?
- Porque se trata de
uma forma nobre de marketing: são pessoas resolvendo problemas de outras
pessoas, com uma finalidade única: lucro. - Venda sugerida em um
ambiente onde geralmente as pessoas passam o tempo livre: plataformas
sociais. Operação comercial aliada a uma situação agradável. - Social shopping: conceito
da vida offline. Comprar em grupo ou na companhia de alguém é mais agradável
e transmite sensação de apoio, suporte.
Enquanto pesquisava sobre
o assunto, achei um site bem
legal destinado a tratar do assunto. Nele, encontrei um artigo sobre as 6
dimensões do Social Commerce e fiz um apanhado que encontrei por lá.
As Seis dimensões do Social Commerce
- Social Shopping
- Ratings & Reviews
- Recomendações e Referências
- Fóruns e Comunidades
- SMO (Social Media Optimization)
- Social Ads e aplicativos
1ª Dimensão: Social Shopping
O
conjunto de ferramentas para Social Shopping permite que as pessoas compartilhem
o ato de fazer compras. As ferramentas são:
- Compra em grupo: As pessoas podem utilizar seu poder coletivo de compra para efetuar
grandes transações.
Ex. 1: Dell Swarm. O vídeo é auto-explicativo.
Ex.2: Adidas Free Stripes. Mande cupons de desconto para
seus amigos e, a cada 5 cupons utilizados, você ganha um calçado Adidas “de
grátis”.
- Co-Browsing: As pessoas podem
comprar juntas e ao mesmo tempo em um site de e-commerce com sincronização
de page views e chat integrado. - Presentear
coletivamente: Precisa explicar? Se eu
disse “cyber-vaquinha” todo mundo entende? (ex. Apple iTunes Group Giftcard) - Ask-Your-Network
(Pergunte a sua rede): Recurso incorporado às páginas de produto que
permite obter conselhos e recomendações em tempo real de sua rede de
contatos através de perguntas diretamente em seus feeds. - Fachadas em Redes
Sociais: Ajudam as pessoas a comprar a partir dos ambientes das redes, enviando
solicitações, pareceres e recomendações para seus círculos sociais online. - Portais de Social Shopping:
Permitem que as pessoas comprem em várias lojas
em uma única plataforma. Englobam
a maioria dos recursos desta dimensão.
Veredicto: Ótima opção para
varejistas on-line.
2ª Dimensão: Ratings & Reviews
Ao
permitir que os clientes façam avaliações dos produtos e serviços de sua
companhia, você abre espaço para um ambiente de contribuição e discussão. O conjunto de ferramentas para Ratings & Reviews inclui:
- Avaliações e
Críticas dos Clientes: Esse recurso arranca a
verdade nua e crua dos clientes do mundo real. Pode ser integrado à página
do produto em uma plataforma e-commerce, a uma rede social, etc. - Avaliações e
Críticas dos Especialistas: O espaço aqui é para opiniões de
experts: autoridades independentes, profissionais e prosumers (producer+consumer ou Professional+consumer; indica
um consumidor mais informado, que dita aquilo que deve ser produzido). Pode ser integrado à página do produto
em uma plataforma e-commerce, a uma rede social, um site de
avaliações e críticas, revistas online, etc. - Patrocínio de
Avaliações e Críticas: Opiniões de clientes
e/ou especialistas em plataformas de Social Media mediante pagamento. - Testemunhos de
clientes: Histórias de clientes publicadas em sites de
e-commerce, permitindo interação (comentários e discussões).
Veredicto: Solução comprovada para atestar o ROI de suas
ações em Social Media.
3ª Dimensão: Recomendações & Referências
As
recomendações e referências ocorrem nos círculos sociais e geralmente
recompensam os consumidores que recomendam determinado produto ou serviço. As ferramentas incluem:
- Recurso de
compartilhamento com Redes Sociais (social bookmarking): Faça o bookmarking dos seus negócios, produtos
etc e envie via feed para seus amigos, fãs e seguidores. - Referral Programs
(programas de indicação): Recompense seus clientes quando eles indicarem
seus produtos/serviços/companhia para outras pessoas. - Social
Recommendations: A partir de dados de perfil e hábitos de compra
similares, consumidores recebem recomendações de outros membros.
Veredicto: Se o que você vende tem alto potencial para ser recomendado, considere esta dimensão como prioridade em sua lista de ferramentas para Social Commerce.
4ª Dimensão: Fóruns & Comunidades
Plataforma de Fóruns e Comunidades conectam pessoas a outras
e a outros negócios em um ambiente moderado.
- Fóruns de Usuários: Nos fóruns de
usuários é muito comum encontrar pessoas resolvendo problemas e questões
de suporte de outros consumidores. Geralmente
a participação depende de associação. - Galerias de Usuários: As discussões são
incrementadas com imagens e vídeos. - Quadros de Sugestões: Quadros online de
sugestões são feedbacks construtivos e dão espaço para a criação dos
prosumers que citamos anteriormente. As
sugestões podem ser abertas a comentários e votos. - Q&A (Perguntas e
Respostas): Também
conhecidos como os Novos FAQs, recolhem contribuições dos clientes através
de um sistema interativo de perguntas e respostas. Veja mais aqui. - Comunidades de
Marcas: Comunidades
privadas de clientes/parceiros, geralmente visando fidelização e/ou
oportunidades de consultoria.
Veredicto: É uma solução poderosa, mas de retorno a longo prazo. Exige altos níveis de comprometimento e investimentos.
Dimensão 5: SMO (Social Media Optimisation)
O objetivo aqui é atrair os visitantes para
sites através da promoção e divulgação destes destinos em plataformas de mídia
social.
- Feeds de notícias: Disponibilização
de notícias via feed em plataformas como Twitter, Facebook, Blogs (RSS) e
outros. Muitas vezes esses canais recebem a notícia em primeira mão ou de
forma exclusiva, o que a torna ainda mais valiosa. Por notícia entenda
também promoções, descontos e sorteios. - Media Sharing: Inserção de
publicidade e/ou conteúdo promocional em plataformas de Social Media como
Youtube, Flickr e Slideshare e
conteúdo informativo na Wikipedia. - Eventos online em
Plataformas Sociais: Webinars, press briefings, concursos,
apresentações e shows. - Link Building: Disponibilize
dados de terceiros em plataformas sociais apontando os links para a fonte
de origem.
Veredicto:
Evite caso você considere as plataformas de Social
Media como apenas mais um canal de comunicação.
Dimensão
6: Social Ads & Aplicativos
Conteúdo
relacionado à marca em formato de anúncio ou aplicações, disponibilizados em
plataformas sociais.
- Social Ads Anúncios
em formato de mídia paga em plataformas como Facebook, YouTube, blogs, fóruns. - Aplicativos Aplicações
online que levam informações da marca e suportam interação social/contribuições
dos clientes.
Veredicto: Iniciativa simples e segura para
quem quer iniciar no mundo do Social Commerce.
That’s all, Folks!