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Seu e-commerce não vende por osmose!

Por: Gustavo Esteves

Fundador e CEO da Métricas Boss, Autor do livro “Menos Achismo Mais Dados” e já trabalhou em gigantes como B2W. Autoridade na área de Digital Analytics, com mais de 15 anos de experiência e 3 mil projetos atendidos, incluindo gigantes como PUC, Rede D’Or, Globo, Stanley, Médico Sem Fronteiras, Alura, entre outras. Atua como Mentor, Palestrante e Professor. Eleito por voto popular um dos destaques de Business Intelligence e Métricas pelo Digitalks, além de ser Host do Podcast Analytics Talks, o podcast mais ouvido de Analytics no Spotify.

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Você investe em seu e-commerce? Você possui metas para o desempenho dele? Muitas lojas e-commerce novas e pessoas que estão montando seu comércio eletrônico querem vender apenas por tráfego direto e orgânico e acreditam que todos os players GIGANTES vendem assim. Mas isso é um ENORME erro e dediquei este post para explicar isso! Primeiro Ponto: Tráfego Orgânico você não controla! Como gerar metas sobre uma fonte que você não controla? O tráfego orgânico não é "cobrado" por sessões e receita mas sim posicionamento! Com esse conceito, você já precisa ter em mente que não é possível estipular uma meta de vendas em algo fora do seu alcance. Vamos para um exemplo prático? Abaixo estão as buscas pela palavra ingressos: ingressos Veja o pico durante os dias 07 a 13 de agosto! O que ocorreu nesse período? olimpiada Perceba que durante o período das olimpíadas Rio 2016 a busca por ingressos cresceu ABSURDAMENTE, pois batia com o período dos Jogos. Logo após, existe um vale por essa mesma busca. Isso significa que durante aquele período, as buscas e provavelmente as sessões e vendas subiram e, em seguida, caíram. Quem não foi impactado em queda de vendas, sessões e ticket médio durante a Olimpíada? Vamos para um exemplo mais prático ainda? A busca pela frase: promoção de celular. promocao-celular O que aconteceu entre 22 a 28 de novembro de 2015? black-friday Durante o Black Friday, as pessoas procuram mais sobre promoções. Logo, se sua posição para esse termo no orgânico era boa, mais sessões aconteceram e possivelmente mais vendas. A grande questão aqui é saber que existem para o orgânico fatores externos sobre os quais você não possui controle e que podem aumentar o número de sessões do seu site via essa mídia. Isso, não necessariamente, será para sempre! Segundo Ponto: Tráfego Direto não ocorre da noite para o dia! Tráfego direto = Brand awarness Brand Awarness é a consciência de marca, conceito de marketing que mede o conhecimento dos consumidores quanto à existência de uma marca. Não é da noite pro dia que as pessoas vão "saber o seu site de cabeça" ou que vão pensar "Se é Bayer é bom". Ou, então, vão substituir aparelho de barbear por Gillette! Para isso acontecer, voltemos ao mais básico da publicidade: divulgação e divulgação é igual a $$$$$$. Se formos buscar, mais ou menos cinco anos atrás a Dafiti estava surgindo no mercado. Pouquissímas pessoas conheciam a marca e muito menos saberiam seu site de cabeça! Lembram qual foi a maior estratégia da Dafiti? https://www.youtube.com/watch?v=61As91VVVbY Olhem as buscas por Dafiti no histórico de cinco anos do Trends: dafiti Viu como a lembrança de marca não acontece da noite para o dia? Olha a evolução da Dafiti! Conclusão: Viu como é complicado ficar dependendo dessas duas mídias? Orgânico é uma mídia de um controle muito difícil e o tráfego direto não acontece da noite para o dia. Logo, mesmo para que essas mídias funcionem bem, você necessita ter um investimento. Quanto a Dafiti investiu em anúncios na TV para poder ter essa lembrança de marca? Seu e-commerce não vende por osmose, nem se for apenas por tráfego direto e orgânico. Mesmo aqui você precisa investir!