Você sabe quem é o seu público-alvo? Quantas visitas seu site recebe ao mês? Quantas vendas são convertidas a cada clique na campanha realizada? No meio online é mais fácil medir o retorno das ações que são realizadas.
No entanto, o que acontece com muitas empresas é a restrição às chamadas métricas de vaidade, ou seja, apenas são medidos o número de pageviews ou o aumento de seguidores nas redes sociais, por exemplo, e esses dados não trazem medidas precisas. Confira alguns exemplos de métricas importantes para medir e planejar os resultados que sua página traz.
Perfil do seu público-alvo
Saber quem é o público que acessa seu site e qual o seu perfil, possibilita que você realize estratégias direcionadas. Além disso, com essa métrica, você conhece o comportamento dos seus usuários na rede como seus interesses, suas intenções de compra, seu ticket médio e os horários que esses usuários acessam o seu site.
Taxa de rejeição
A taxa de rejeição analisa a porcentagem de visitantes que chegou até o seu site, visualizou apenas uma página e saiu sem clicar em nenhuma outra.
Alguns fatores como problemas de design do site, conteúdo pouco interativo ou dificuldades de uso, podem contribuir para que o número dessa taxa seja alto. Porém, os usuários podem deixar o site ao visitarem apenas uma página porque encontraram a informação desejada nela.
Iniciar uma campanha
É o primeiro contato que o internauta tem com a campanha.
Conversões de campanha
A taxa de conversão é quando o objetivo de determinada campanha é atingido. A meta pode ser a concretização de uma venda ou o download de um e-book, por exemplo. Geralmente, essa métrica é calculada em porcentagem. A média da taxa de conversão do e-commerce brasileiro, varia em torno de 1,5%.
Análise de campanhas
A diferença entre quantas pessoas iniciaram uma campanha e quantas converteram é uma métrica importante a ser analisada pois, se um anúncio teve 15 mil cliques convertidos em cem leads, por exemplo, significa que a taxa de conversão foi baixa.
Além disso, para analisar a entrega de resultados de um anúncio, é preciso saber não só quantas pessoas foram alcançadas mas também qual o perfil delas. Assim, é possível realizar planejamentos estratégicos com maior precisão.
Cálculo do ROI
O ROI (Return on Investment) é uma métrica para calcular o custo-benefício com relação aos investimentos. Ele é calculado como: lucro líquido – custo do investimento/ custo do investimento. É importante tomar cuidado para não se esquecer dos custos indiretos e dos riscos. Se o resultado for abaixo de zero ou menor do que o esperado, é preciso rever as estratégias.
Mídias sociais
Hoje, é necessário que as empresas mantenham um relacionamento com o seu público nas redes sociais. No entanto, o alto número de curtidas ou seguidores não significa que irá trazer grandes resultados se esses não estiverem alcançando o público certo.
O número de seguidores comparado ao número de interações é uma maneira de analisar o sucesso dos conteúdos publicados em suas mídias sociais em meio a sua audiência.
Republicado com autorização do autor. Link original disponível em: http://www.navegg.com/