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Sete estratégias de marketing digital para a Black Friday 2023

Por: Larissa Santos

Analista de Social Media

Bacharel em Jornalismo e com especialização em Mídias Sociais pela UniCarioca. Atualmente, é pós-graduanda em Neuromarketing pela FAMEESP e responsável pelas Redes Sociais do Pagar.me, com cinco anos de experiência com Estratégia de Marketing Digital.

O maior evento anual do e-commerce, a Black Friday, está se aproximando. E, sem dúvidas, é um dos principais temas abordados pelo mercado como um todo. E, para garantir alta performance de vendas na data, é preciso definir desde já a sua estratégia de marketing digital.

Segundo o Relatório de Black Friday 2023 da Olist, aumentar o faturamento (55,3%), ter um maior volume de pedidos (16,9%) e girar o estoque (16,2%) são os objetivos mais importantes para quem vai vender durante o evento.

Um marketing bem estruturado será decisivo para assegurar um resultado satisfatório. Mas quais são as melhores estratégias para apostar na Black Friday 2023? Conheça algumas delas neste artigo.

Só se fala em Black Friday antecipada!

Uma tendência na qual vale apostar este ano é a Black Friday antecipada. Já sendo bastante utilizada no mercado com outras nomenclaturas, como Black Week e Black November, essa estratégia de vendas tem grande potencial para 2023.

Dados da Globo sobre a data mostram que 51% dos brasileiros consideram comprar produtos com antecedência, e 22% iniciam suas buscas um mês antes do evento.

Nesse ponto, definir a periodicidade em que a sua campanha de Black Friday estará no ar possibilita traçar ações de marketing mais assertivas e também atingir outros objetivos, como atrair uma audiência menos disputada e aumentar a visibilidade da marca.

Mas, independentemente de antecipar ou não a Black Friday do seu e-commerce, é fundamental saber construir uma boa campanha sazonal.

Além do promocional

O marketing é responsável por divulgar e amplificar as suas ações promocionais para o seu público. Por isso, não cometa o erro de acreditar que as estratégias de vendas, sozinhas, irão definir o sucesso da sua Black Friday.

O planejamento da sua campanha deverá incluir quais ações de marketing serão realizadas para atingir as suas metas e objetivos.

Analise as estratégias a seguir e veja quais fazem mais sentido para o seu negócio.

1 – Mídia paga

Para que as suas ações promocionais alcancem mais compradores, uma boa estratégia é investir em mídia paga, como Meta Ads e Google Ads.

Separe um orçamento, estruture o público-alvo e defina quais objetivos você quer atingir com os seus anúncios pagos. Assim, será possível aumentar o tráfego no seu site e a visibilidade da sua campanha de Black Friday.

Aqui, uma dica é entender o que os seus consumidores estão buscando e trabalhar com as principais palavras-chave relacionadas aos seus produtos e as dores que eles solucionam.

2 – Remarketing

Ainda falando sobre campanhas de mídia paga, realizar uma segmentação de público focada em remarketing pode ser bastante assertivo para a Black Friday.

O objetivo desses anúncios é impactar novamente usuários que já tiveram contato com a sua marca, mas não realizaram uma ação. Além da mídia paga, é possível utilizar o e-mail marketing nessa estratégia.

Foque em uma abordagem personalizada, com novos argumentos, e que ofereça quebra de objeções de compra para recuperar carrinhos abandonados no seu site.

3 – Copywriting

A criação de textos para a sua campanha é uma etapa decisiva do planejamento. Por isso, uma das estratégias que vão ajudar a aumentar a conversão é o copy para Black Friday.

O copy de vendas (ou copywriting) consiste em um conjunto de técnicas de escrita persuasiva com a finalidade de convencer o consumidor a realizar uma ação. Essa estratégia pode ser utilizada em e-mails, redes sociais ou anúncios pagos.

No caso da Black Friday, esses textos são essenciais para atrair a audiência e induzi-la a realizar uma compra no seu site.

Para a construção do copy, siga as seguintes dicas:

– Comunique-se de forma simples e objetiva;
– Opte por textos curtos;
– Utilize linguagem direta;
– Aplique gatilhos mentais;
– Introduza um bom storytelling;
– Adicione um CTA (call-to-action ou chamada para ação, em português).

4 – Marketing de conteúdo

Engajamento é uma palavra que ficou muito conhecida nos últimos anos e pode ser o segredo do sucesso da sua Black Friday.

A produção e a divulgação de conteúdos relevantes e informativos são a chave para atrair e reter a atenção da sua audiência, além de conquistar maior autoridade e competitividade de mercado.

Aposte na criação de conteúdo em todos os formatos – desde um vídeo curto para redes sociais até o material rico mais técnico. Sempre vale investir em conteúdo segmentado para o seu público.

Vale lembrar que a construção de confiança, audiência e interação não acontece do dia para a noite. O marketing de conteúdo deve ser uma estratégia de longo prazo e feita com consistência pela sua marca para que sejam alcançados bons resultados na Black Friday.

5 – Marketing de influência

O Marketing de influência é uma estratégia ligada ao marketing de conteúdo e pode potencializar as suas vendas na Black Friday.

Um estudo do TikTok, em parceria com a WARC e a Publicis Groupe, constatou um novo conceito no qual os criadores de conteúdo são os protagonistas.

O community commerce, ou e-commerce comunitário, é um modelo de comércio que tem como foco a criação de conteúdo autêntico e colaborativo entre um creator e uma marca, a fim de engajar comunidades que tenham interesses em comum.

A estratégia impulsiona o consumo ao utilizar o marketing de influência para aproveitar qualquer momento e conteúdo como uma oportunidade de apresentar um produto, aproximar a audiência da marca e gerar conversão.

6 – Live commerce

E por que não aproveitar a Black Friday para vender ao vivo? O live commerce é uma estratégia que ganhou força nos últimos anos e é muito visada para a Black Friday 2023.

O aumento da conversão é apenas um dos benefícios do live commerce, que também permite aumentar a credibilidade da marca e fechar vendas mais humanizadas.

Algumas boas práticas para a realização da sua live de vendas são:

– Definir um objetivo para a estratégia;
– Estruturar a divulgação da sua live;
– Preparar uma boa infraestrutura de transmissão;
– Elaborar um roteiro;
– Contar com um link de pagamento.

7 – Social commerce

Por último, temos o social commerce. Uma estratégia também muito popular nos últimos anos que consiste no comércio a partir de ferramentas de vendas disponibilizadas pelas redes sociais.

O Instagram Shopping é um exemplo de ferramenta para investir. A famosa “loja do Instagram” tem ajudado empreendedores digitais a alcançar mais compradores dentro da plataforma e facilitado o processo de compra.

Vale lembrar que alguns recursos só estão disponíveis para empreendimentos que têm site ou que já têm uma boa base de seguidores. Por isso, realize uma pesquisa para entender melhor sobre essas funcionalidades.

São muitas estratégias de marketing para investir na Black Friday 2023. Veja quais estão mais alinhadas com o seu público e orçamento, planeje-se com antecedência e não se esqueça de acompanhar as métricas mais estratégicas para garantir o sucesso do seu negócio na ocasião.