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Serviço de assinatura: como aplicar no seu e-commerce?

Por: Fernando Carvalho

Especialista de SEO no Bling

É publicitário de formação e especialista em SEO do Bling. São mais de 13 anos de atuação em marketing digital, BI e tecnologia. Já atuou em alguns dos principais players de conteúdo do país e prestou consultorias de SEO para diversas empresas, sem perder o entusiasmo de buscar atualizações e novas ideias.

Os e-commerces vêm se modernizando com o passar dos anos e oferecendo opções que aumentem a lucratividade e deixem o cliente feliz. Uma dessas inovações que vem ganhando espaço é o serviço de assinatura, em que os consumidores podem fazer a assinatura de compra de um produto e/ou serviço de forma recorrente.

Confira uma análise detalhada sobre como um serviço de assinaturas pode alavancar seu e-commerce.

Essa assinatura recorrente pode ser de vários segmentos: desde reabastecimento de produtos até curadoria, em que as marcas conseguem oferecer uma melhor experiência de compra para seu cliente, gerando fidelização e melhorando a receita do e-commerce.

O que é serviço de assinatura?

O e-commerce de assinatura consiste num modelo de venda de um produto ou serviço que os consumidores tendem a utilizar com regularidade, oferecendo uma boa opção para a loja fazer a cobrança recorrente, por mensalidades, visando facilitar o processo de compra para o consumidor e também para o vendedor – que recebe o pagamento online e com recorrência, podendo contar com aquela receita fixa.

Essa opção vem crescendo no e-commerce de forma geral, inclusive em marketplaces, apresentando resultados positivos para os empreendedores e tornando-se uma tendência que veio para ficar.

São múltiplos os fatores para o sucesso do modelo de assinatura, mas os principais são:

– Facilidade na venda de assinaturas e planos por meio da internet

– Crescimento dos produtos digitais: cursos, e-books, músicas e vídeos…

– Ampliação da ideia limítrofe do “consumo de produtos” para o “acesso a serviços”, que dá foco maior no benefício e na experiência da compra do que na posse efetiva do produto adquirido

– Constante necessidade de renovação e atualização dos produtos e serviços pela obsolescência que opera com rapidez cada vez maior

Os e-commerces viram no serviço de assinatura uma oportunidade para reter sua clientela e fidelizá-la, já que o consumidor fica satisfeito com a disponibilidade dos serviços de forma permanente e com o acesso a diversas soluções para o dia a dia – e o melhor: com preços mais acessíveis.

Por que essa é uma tendência no mercado?

Essa é uma tendência de mercado, pois com todo o crescimento desses serviços e o cenário positivo que se apresenta, há:

– estimativas positivas de faturamento

– crescente atração de clientes

Os proprietários de e-commerce estão renovando seus negócios para se adaptarem ao e-commerce de assinaturas, independentemente do tamanho do negócio.

O modelo de assinaturas é uma maneira inovadora e eficiente cujo objetivo é atender à demanda constante de alguns segmentos do mercado, já que, ao optar por um serviço desse, as necessidades do cliente são supridas com qualidade e preços atrativos, além da comodidade oferecida por essa modalidade.

Quais são as vantagens de ter um e-commerce de assinaturas?

O e-commerce de assinaturas oferece várias vantagens, tanto para o comprador quanto para o vendedor. Entre elas, as principais são:

Para os compradores:

– Exclusividade;

– Maior praticidade e comodidade;

– Ter um pacote de serviços e produtos específicos que atenda às suas expectativas;

– Experiência diferenciada e totalmente personalizada de compra;

– Melhor qualidade nos serviços adquiridos;

– Preços mais atrativos por produtos de excelente qualidade.

Para os vendedores:

– Maior fidelização da clientela;

– Diferencial para com a concorrência;

– Escalabilidade do negócio;

– Melhor definição do nicho de atuação;

– Encontrar a necessidade específica do consumidor;

– Segmentação assertiva do público;

– Maior faturamento sem aumento de custos;

– Garantia de recebimentos;

– Diferencial no mercado;

– Atração de novos clientes;

– Conexão do cliente com sua loja;

– Identificação de preferências;

– Serviços melhor direcionados;

– Maior qualidade do atendimento;

– Planejamento assertivo de demandas;

– Plano de investimento em marketing mais correto e bem direcionado

– Análise de tendências e carências mercadológicas assertivas.

Com esses dados acima, percebe-se que optar pelo e-commerce de assinatura é vantajoso para ambas as partes e abre um amplo leque de possibilidades comerciais para a loja virtual, pois coloca a empresa numa posição de maior abrangência de clientes com necessidades em comum que formam um grupo preferencial.

Como aplicar esse serviço no e-commerce?

Para implantar um sistema de assinatura na sua loja, você precisa recorrer a uma plataforma de e-commerce que forneça o recurso e permita ao cliente personalizar as opções de acordo com suas necessidades:

– editar a frequência do serviço;

– alterar o período de entregas;

– editar o dia do faturamento;

– alterar o método de pagamento utilizado;

– trocar endereços de entrega;

– pausar ou cancelar a assinatura;

– adicionar e/ou retirar produtos;

– entre outras opções.

Nas páginas de produtos do seu e-commerce, é necessário ter uma opção como “Como assinar”, que é o que configura a recorrência. Assim, os consumidores poderão decidir se farão apenas a compra avulsa ou se irão ativar a compra recorrente, optando pelo serviço de assinatura.

Nessa modalidade de negócio, seus clientes podem também optar por assinar um valor fixo e receber periodicamente em casa alguns produtos selecionados pela sua empresa.

Será que vale a pena?

Vale a pena implementar um serviço de assinatura no e-commerce se houver adesão dos consumidores, mas pesquisas apontam que eles têm gostado muito dessa modalidade de compra, pois, segundo infográfico da Invesp:

– 50% dos assinantes de serviços de comércio eletrônico possuem mais de uma assinatura ativa;

– 60% das assinaturas são feitas pelo público feminino;

– 42% dos homens tem três ou mais assinaturas contra 28% das mulheres;

– 20% dos homens e 7% das mulheres afirmam ter inscrição em ao menos seis serviços de assinatura;

– 32% das pessoas optam por um serviço de assinatura para reabastecimento de produtos de uso recorrente;

– 55% usam assinaturas para curadoria;

– 13% usam esse serviço para obtenção de vantagens e/ou descontos.

Nota-se que os serviços baseados em reabastecimento possuem taxa de conversão mais alta – cerca de 65% – contra 52% dos serviços de curadoria. Destaca-se ainda que o percentual de 28% dos consumidores que afirmam que o principal motivo para o uso de um serviço de assinatura é a experiência de compra personalizada contra os 24% de consumidores que o fazem por conveniência e os 23% que assinam pelo custo-benefício que o serviço oferece.

As pessoas tendem a assinar mais de um serviço, pois a assinatura gera maior conveniência para o consumidor – é mais vantajoso para ele deixar a recompra automática do que ter que refazer os pedidos manualmente a cada vez.

Como começar um clube de assinatura?

A primeira tarefa é avaliar as possibilidades e descobrir nichos de mercado pouco explorados que mostram potencial para a modalidade – evite segmentos já muito concorridos para não se decepcionar.

Isso porque, quando se trata de um e-commerce de assinaturas, você precisará de estratégias de marketing que atendam às demandas desse tipo de venda de forma acertada, sempre pensando em formas criativas de atrair o público-alvo.

Também opte por um sistema de pagamento no e-commerce que possibilte a cobrança de maneira recorrente a fim de dirimir quaisquer complicações para seu negócio e para o cliente também.

Tipos de serviços/produtos que se beneficiam dessa modalidade de vendas

Já existem no mercado várias empresas que atuam com o formato de assinatura nos mais diversos segmentos:

– bebidas alcoólicas

– cosméticos

– comidas e guloseimas

– livros

– itens de cultura geek

– entre outros.

Nesse modelo, os produtos são selecionados, podendo já ser conhecidos do cliente ou até mesmo ser uma surpresa com a comodidade de receber em casa na periodicidade acordada e com a exclusividade que só a empresa entrega.

Ideias de negócios por assinatura com cobrança recorrente

Algumas ideias para negócios de assinatura são bastante promissoras, como:

Clube de assinatura de produtos

Esses clubes já são um clássico na economia de recorrência, e têm conquistado um público cada vez maior no Brasil pela vantagem da enorme variedade de produtos que podem ser entregues periodicamente na casa do cliente.

Aqui, a ideia é fazer uma curadoria especial de produtos de um determinado nicho e entregar uma seleção de itens dentro da temática escolhida e criar um clube para pessoas apaixonadas pela sua ideia.

O ideal é escolher um mercado com o qual se tenha experiência e afinidade, além de um bom conhecimento dos produtos, pois o diferencial dos clubes de assinatura está justamente na seleção dos itens e na qualidade superior à de uma loja do varejo tradicional.

As caixas entregues mensalmente podem ser predefinidas anteriormente em categorias determinadas ou do tipo “surpresa” – como dito anteriormente -, mas sempre contando com soluções logísticas ágeis e bem delineadas que garantam o cumprimento dos prazos de entrega e gere a satisfação dos clientes.

Abaixo algumas sugestões para um clube de assinaturas:

– Produtos para pets;

– Produtos para vegetarianos e/ou veganos;

– Produtos gourmet (queijos, chocolates…);

– Bebidas (vinhos, cervejas especiais, cafés…);

– Itens para quem é apaixonado por churrasco;

– Roupas e acessórios das tendências de moda;

– Produtos feitos à mão de forma artesanal;

– Produtos de colecionador ou de artistas renomados;

– Itens de maquiagem e cuidados com a pele;

– Produtos de skincare e perfumaria;

– Brinquedos educativos;

– Livros (adultos, investigativos, infantis…);

– Guloseimas importadas

Modelo de assinatura “all you can eat”

Esse termo, em tradução livre para o português, seria algo como: “tudo o que você conseguir comer” ou o famoso buffet que se refere aos modelos de assinatura de serviços de streaming como:

– Netflix

– Spotify

– Amazon

– HBO Max

– Deezer

– YouTube Premium

– Paramount+Disney Plus

– entre outros.

Esse tipo de serviço se caracteriza como um buffet, pois o cliente pode se servir à vontade dentro de um amplo catálogo de produtos oferecido pela empresa por um pagamento de valor fixo mensal.

Mas não são apenas as grandes empresas de streaming que utilizam esse formato. Existem outros segmentos de negócio que oferecem esse modelo, por exemplo:

– Catálogo de fotos ou vídeos exclusivos por assinatura – voltado para fotógrafos e cinegrafistas profissionais;

– Banco de imagens ou vetores com criações de múltiplos designers e vender planos para uso desse material – voltado para designers e afins;

– Venda de assinaturas de catálogo de receitas – voltado para nutricionistas e chefs de cozinha ou que produzem receitas caseiras para venda;

– Assinatura de um catálogo de vídeos de exercícios e treinos de academia yoga etc. – voltado para educadores físicos;

– Catálogo de planilhas e modelos prontos – voltado para contadores, gestores e atuantes da área de finanças.

Clube VIP

Para quem já possui um negócio bem consolidado, a ideia de criar um clube de assinatura exclusivo para os melhores clientes (os VIPs) é um excelente investimento.

Apesar de ser parecido com um programa de fidelidade comum, nesse caso, a clientela tem a opção de “assinar a modalidade VIP” para receber produtos ou serviços diferenciados, pagando um valor mensal e recebendo o que seu e-commerce tem de melhor, como itens personalizados e acesso exclusivo a eventos e serviços, promoções e descontos especiais.

Modelo de conveniência ou recorrência

Esse modelo de assinatura cobra seus clientes com recorrência por soluções que podem facilitar a vida deles, reduzindo suas preocupações e melhorando a rotina. Isso se efetiva ao oferecer produtos e/ou serviços de que eles precisam todos os meses.

Criar um serviço por assinatura assim visa atender às demandas com certa regularidade ou periodicidade pré-determinada, sem que o cliente precise solicitar ou refazer a compra na sua loja.

Esse formato de assinatura é indicado especialmente para empresas prestadoras de serviços como:

– diaristas;

– lavanderias;

– cabelereiros;

– massoterapeutas;

– esteticistas;

– dog walkers;

– personal trainers;

– entre outros.

É possível, nessa metodologia, vender planos mensais do serviço oferecido por um valor mais acessível do que o serviço avulso. Dessa forma, o cliente que precisa daquele tipo de prestação contará com as visitas ou os atendimentos periódicos do profissional no modelo de assinatura.

Modelo de reposição

A reposição por assinatura é perfeita para quem tem negócios que vendem suprimentos e outros consumíveis – como cápsulas de café para quem possui essa máquina ou clube de lâminas de barbear – que têm sua reposição automática conforme a frequência de troca estipulada pelo cliente.

Algumas empresas do ramo pet oferecem o modelo de assinatura para reposição de itens de higiene e limpeza. Assim, os clientes não precisam ir até a loja todos os meses para as compras do animal de estimação.

Essa mesma sugestão pode ser aplicada a quaisquer outros suprimentos, acessórios ou produtos consumidos de forma regular.

Produtos que mais vendem por assinatura

– Pets e suprimentos para animais (64%)

– Comidas e bebidas (41%)

– Itens de uso diário da casa (39%)

– Saúde e bem-estar (34%)

– Beleza e cuidados pessoais (25%)

– Moda e vestuário (13%)

Serviço de assinatura e rentável e pode ser aplicado aos mais diversos negócios

Praticamente qualquer e-commerce pode criar um serviço de assinatura, desde que haja um bom planejamento e uma segmentação do público-alvo.

Como os consumidores hoje buscam praticidade, rapidez e formas de facilitar o cotidiano, um serviço assim pode ser muito rentável, sem aumento dos custos operacionais e gerando satisfação para sua loja e também para a clientela.