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Pilares de SEO para e-commerce: dicas de autoridade e monitoramento

Por: Felipe Bazon

Felipe Bazon, sócio e diretor de SEO e Content Marketing. Desde 2015 listado entre os top 3 SEOs do Brasil pelo prêmio de profissionais do ano pelo Digitalks, tendo o ganho o prêmio vezes, em 2015 e. 2020. Já liderou mais de 100 projetos de Marketing Digital no Brasil, Reino Unido e Europa em empresa como Editora Abril, Siemens, Brinquedos Estrela entre outras. Além da vasta experiência operacional, é também orador regular em eventos como E-show, OME Expo, Des-Madrid, Digitalks e RD Summit.

Autoridade e monitoramento são os últimos pilares de SEO para e-commerce que toda loja virtual precisa ter para uma boa estratégia de otimização.

A oferta de compras em lojas virtuais e e-commerces soa fácil e atrativa aos clientes, já que, com um clique, é possível receber diferentes produtos e serviços na porta de casa. Mas, para que essa loja virtual seja encontrada, existem pilares de SEO fundamentais a serem seguidos.

Ter autoridade, e uma estratégia que funciona, é tudo. É sobre isso que autoridade e monitoramento falam nos pilares de SEO para e-commerce.

Em nossa série de conteúdos sobre os Pilares do SEO, já trabalhamos auditoria e planejamento e SEO técnico. No segundo conteúdo, falamos sobre conteúdo e UX. Aqui, em nosso último artigo da série, trabalharemos a autoridade e o monitoramento.

Sem autoridade, a loja não tem reconhecimento ou presença online. Já sem o monitoramento, não existe certeza de sua estratégia de SEO para e-commerce. Ambos devem ser considerados na construção de uma loja virtual.

Neste artigo, vamos explicar sobre como obter a autoridade para um e-commerce e realizar o seu monitoramento. Continue lendo e descubra mais sobre essas técnicas!

Quais são os pilares do SEO para e-commerce?

Antes de compreender mais sobre autoridade e monitoramento, respectivamente o quinto e sexto pilares de SEO para e-commerce, vamos relembrar os outros quatro. Afinal, os seis atuam em conjunto para dar suporte a toda estrutura de uma boa estratégia de otimização para lojas virtuais. São eles:

  1. Auditoria e planejamento;
  2. SEO técnico;
  3. Conteúdo;
  4. Experiência do usuário;
  5. Autoridade e popularidade;
  6. Monitoramento.

Neste artigo, falaremos sobre os últimos dois pilares: autoridade e popularidade, e monitoramento.

5º pilar: autoridade e popularidade

Você pode ter todos outros pilares em seu e-commerce, mas autoridade é um dos fatores que mais importam. Sem a autoridade, não é possível que sua loja virtual seja rankeada no topo dos mecanismos de buscas.

Como aplicar a autoridade e a popularidade no e-commerce?

O mais importante neste pilar é aplicar uma estratégia sólida de link building. Porém, como é possível fazer isso?

A conquista de links externos – conhecidos como backlinks – é a chave para construir uma estratégia primordial. No entanto, também é importante tomar cuidado com as diretrizes.

Link building usando um “middle-man”

Fazer o link building para um e-commerce costuma ser um pouco difícil. Isso ocorre por conta de a maioria das pessoas criarem links apenas para conteúdo informativo. Por isso, é importante criar um “middle-man” em sua loja virtual.

Nessa técnica, você cria um ativo que pode conter um link. Nesses ativos, os links externos serão apontados. Ou seja, é um intermediário que pode levar os usuários até a página principal da loja.

Vale notar que esse ativo pode ser de vários tipos de conteúdo. Uma postagem de blog, um infográfico e até um guest post. Isso fica por sua conta!

Estratégia usando Digital PR

O Digital PR nada mais é do que uma estratégia de relação pública, mas digital. Ou seja, você cria relações positivas e estratégicas com outros players do mercado. Se você tiver uma estratégia de link building com uma grande marca – de preferência do mesmo nicho de sua loja -, é possível aumentar a autoridade de sua loja virtual.

O Digital PR é ótimo para ganhar autoridade nos resultados de busca. Porém, ter vários links de apenas um site em um pequeno espaço de tempo pode causar penalizações. O Google não autoriza técnicas black hat, por isso tome cuidado.

Estude o E.A.T

Saber o que é E.A.T é essencial. Essa sigla significa Expertise, Autoridade e Confiabilidade. Esse documento é essencial para qualquer profissional de SEO. Ele apresenta as diretrizes que o Google usa para avaliar a qualidade dos resultados de busca.

Utilizar esse documento em sua estratégia de SEO pode ser essencial. Os sites que seguem as características listadas nele são considerados de maior qualidade e autoridade.

6º pilar: monitoramento

Chegar no topo das buscas, ser número um, pode não ser tão importante para sua loja virtual. No final das contas, o que mais importa seriam as transações, a taxa de conversão e outros dados. São esses dados que você deve entender para saber se o SEO de seu e-commerce foi feito da forma correta.

Como aplicar o monitoramento no e-commerce?

A maioria das pessoas aplicam o monitoramento por meio da ferramenta Google Analytics.

Por meio do GA, você pode ter a função de relatórios de e-commerce. Além disso, pode configurá-los para enhanced e-commerce, para ter relatórios avançados.

Com os dados coletados, você pode criar dashboards usando o Google Data Studio. É importante fazer isso para entender como está a performance da loja virtual. Também é bom prestar atenção no posicionamento das palavras-chave.

Além disso, o comportamento dos usuários é um fator a ser analisado. É preciso entender qual o comportamento do usuário que vai até a loja por meio da pesquisa orgânica. Sem posicionamento, é impossível ter tráfego e, consequentemente, vendas.

Use ferramentas de SEO para e-commerce

Existem várias ferramentas que você pode e deve usar para analisar o SEO de um e-commerce. Elas ajudam a analisar, gerenciar e ter uma estratégia eficiente. Vale notar que elas são úteis para todas as etapas da otimização.

Algumas ferramentas que recomendamos são as seguintes:

Entenda que SEO não é feito do dia para noite

Por fim, devemos notar que SEO é um investimento a longo prazo. Os primeiros resultados reais costumam aparecer após seis meses do início de sua estratégia. Por isso, é importante aplicar os pilares de SEO para e-commerce o quanto antes.

Por exemplo, o SEO para lojas virtuais pode usar datas sazonais em sua estratégia. Porém, essas ações precisam ser iniciadas três meses antes para renderem durante esse período.

Agora você sabe quais são todos os pilares de SEO para e-commerce. Aplique-os em sua estratégia e veja seu e-commerce rankeado no Google em questão de meses!

Leia também: Como o tempo de permanência na página influencia a classificação do Google?