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Saiba o poder da UX para obter mais vendas no seu e-commerce

Por: Pablo Ribeiro

Fundador e CEO da M3 E-commerce, que está há mais de 7 anos no mercado trazendo soluções em performance digital através da implantação de e-commerces. Responsável pela equipe de vendas e relacionamentos da empresa. Já participou ativamente em mais de 160 projetos de implantações de lojas virtuais. E palestra em diversos eventos relevantes para o mercado de e-commerce, como o VTEX Day e as conferências do E-commerce Brasil.

Aumentar a taxa de conversão de uma loja virtual não é tarefa simples. Muitos fatores precisam ser pensados e planejados para elevar o número de vendas. A UX é um dos elementos que devem ser levados em consideração para que o resultado de um e-commerce melhore cada vez mais. Este artigo abordará o que é a UX, a sua importância e dicas valiosas de como aplicá-la no comércio eletrônico.

Comumente ouve-se falar em UX no e-commerce, mas, afinal de contas, o que este termo designa? Imagine a seguinte situação: você decide ir a um restaurante sofisticado, pois deseja ter um momento agradável após um dia cansativo de trabalho. Chegando lá, a recepcionista te cumprimenta adequadamente, o encaminha à mesa e, durante o atendimento, o garçom é bastante atencioso e educado. Então, você faz o seu pedido. Durante o jantar, o seu desejo é conversar com a sua esposa. Porém, a música está num volume um tanto alto e aquilo acaba atrapalhando. Mesmo assim você decide desconsiderar esta questão — afinal, a noite continua sendo muito prazerosa. O prato, ao chegar, realmente é muito saboroso. Entretanto, você encontra um fio de cabelo no seu Ceviche.

Inevitavelmente, o seu cérebro vai registrar aquela experiência como ruim, e você provavelmente não vai querer retornar ao restaurante mediante a tantas outras opções. É desta mesma forma que acontece quando o seu site não proporciona uma boa experiência ao usuário. Automaticamente, ele opta por comprar em outra loja e você acaba perdendo boas oportunidades. Então, a UX — User Experience, que em português significa Experiência do Usuário — se refere a tudo o que o usuário sente ao navegar em um site. Seja na visualização dos produtos, na interação com os conteúdos ou nos demais pontos que envolvem a sua experiência.

A importância de investir em UX

Antes de mais nada, você precisa ter em mente que o usuário é uma pessoa com personalidade e emoções. É fundamental propiciar uma boa UX, a fim de que ele decida comprar no seu e-commerce e se fidelize à marca. O que acaba gerando marketing espontâneo, pois o cliente satisfeito partilhará a sua experiência positiva com os seus conhecidos.

Para isso, todos os aspectos relacionados à navegabilidade e usabilidade precisam estar alinhados ao fato de que a jornada de compra deve ser breve. A palavra-chave para viabilizar esta velocidade é: experiência direcionada. Algumas ações específicas podem ser promovidas para que isso seja possível, como o rápido carregamento, design responsivo e simplificação do caminho até a conclusão da compra.

A UX é tão relevante para uma loja virtual que uma experiência negativa pode tornar as estratégias de SEO ineficientes. Saiba que não adianta ter boas campanhas de marketing, conteúdos relevantes e frequência adequada nas redes sociais, se o seu site não proporcionar boa experiência ao usuário.

Saiba como anda a usabilidade da sua loja

Quer saber com está a usabilidade do seu e-commerce? Por meio dos testes de usabilidade é possível mensurar os dados de maneira precisa, a fim de entender a reação dos consumidores e conseguir qualificar a experiência que está sendo gerada. O próprio Google disponibiliza uma ferramenta denominada Google Analytics Content Experiment, que permite ao lojista fazer testes de usabilidade com os usuários.

Esta ferramenta possibilita:

  • comparar duas versões de uma página apresentada de forma aleatória aos usuários;
  • definir o percentual de amostra de acordo com o número de visitantes;
  • determinar metas de conversão;
  • e receber notificações por e-mail sobre o desenvolvimento do teste.

A seguir, serão apresentadas 6 dicas para você aplicar a User Experience na sua loja virtual.

Uso das cores

Cada cor provoca diferentes sensações nas pessoas. Portanto, é fundamental saber associá-las à identidade visual do seu e-commerce. Para você ter uma ideia do poder que as cores têm, fique atento ao seguinte dado: segundo estudos da Fast Company, 84,7% dos consumidores afirmam que as cores dos produtos são um dos principais fatores que influenciam a compra. Se ela interfere no comportamento do consumidor desta maneira, imagine no que diz respeito à proporcionar uma boa UX.

Imagens

Sobre o uso das imagens, você precisa se atentar a dois fatores principais: relevância e alta qualidade. Otimizar as imagens tornará o seu carregamento mais rápido e, consequentemente, impactará positivamente a sua UX. Outro ponto interessante é trabalhar o conceito de visão ampla, possibilitando que o usuário visualize a peça sob os mais variados ângulos. Desta forma, o cliente saberá ainda melhor como é o produto.

Botões que facilitam a navegação

Você pode achar que o uso apropriado de botões não é tão relevante. Pois saiba que por meio deles é possível direcionar os percursos do usuário. Seja para fazer uma pesquisa, voltar para a home ou avançar para a próxima página. Portanto, este pequeno grande detalhe facilitará a navegação, simplificará a experiência, além de torná-la mais completa, claro.

Formulários

Os formulários são excelentes para a captação de leads. Mas para eles serem eficazes é necessário tomar alguns cuidados:

  • solicite apenas os dados importantes;
  • não crie formulários extensos demais;
  • utilize legendas em todos os campos para facilitar o entendimento do usuário.

Recompensas para o cliente

Entender que você lida com os desejos e/ou as necessidades das pessoas trará a perspectiva de que o seu cliente não é apenas um número. E o mais importante: ele precisa saber disso! A melhor forma é concedendo-lhe alguma recompensa, talvez um desconto especial ou frete grátis.

Clientes como usuários

A maneira mais eficaz de alinhar a sua comunicação com os usuários é identificá-los. Estabeleça a persona da sua loja para definir qual será o tipo e a linguagem da campanha de marketing digital. Tenha em mente que o seu e-commerce pode ser acessado por clientes fidelizados, usuários determinados a comprar, usuários que estão fazendo comparações ou aqueles que estão apenas navegando.

Além disso, considerar o feedback dos usuários é a melhor forma de aprimorar as ferramentas do seu site — focando, principalmente, em suas necessidades. Consequentemente, a qualidade da User Experience e a taxa de conversão aumentará.

Saiba que, por meio destas dicas, o seu e-commerce conquistará mais vendas e um sucesso ainda maior no mercado.