Saiba como construir um catálogo digital para as plataformas de e-commerce
As indústrias e as marcas estão sendo impactadas pela transformação digital. Encontram-se impulsionadas a ingressar rapidamente na nova era do comércio eletrônico.
Portanto, todas enfrentam o mesmo desafio: como distribuir a informação por meio de toda a cadeia comercial, facilitando o acesso e a atualização do conteúdo, sem que este perca qualidade e valor?
A chave está no catálogo, em sua elaboração e layout. Porém, o que é um catálogo?
O catálogo digital é a ferramenta que as marcas incluíram em sua estratégia de venda, independentemente do canal, para comercializar seus produtos. Algo tão simples como uma lista ordenada de informações de produtos de uma empresa, obedecendo a alguns critérios, que contém uma breve descrição e certos dados essenciais. Cada marca deve assumir a responsabilidade de sua correta criação, atualização e distribuição em toda a rede comercial.
Na nova era do e-commerce, o catálogo digital é a ferramenta que chega para estruturar e democratizar toda a informação que circula sobre os produtos. Pode ser descrita como o centro do cenário digital. Dados organizados e específicos, imagens e vídeos de qualidade, fichas técnicas completas farão com que o produto e suas múltiplas publicações ou anúncios tenham a possibilidade de alcançar uma melhor performance nos marketplaces e em outros canais de pesquisa.
No entanto, por trás do simples conceito, ocultam-se complexidades: a falta ou a inexistência de catálogos estruturados e digitalizados, a multiplicidade de catálogos com conteúdos diferentes para um mesmo produto dentro da cadeia comercial e, por último, a impossibilidade de compartilhá-los entre todos os envolvidos. Isso porque as marcas e as indústrias ainda não estão cientes da importância, da dimensão e do potencial que existe na criação do catálogo. Por isso, não assumem a responsabilidade absoluta por sua criação e atualização.
Os catálogos devem ser atualizados e automatizados constantemente por meio da recepção de alterações realizadas pelas mesmas marcas. Assim, todos os vendedores poderão apresentar um catálogo de produtos mais atualizado para os clientes do comércio eletrônico.
Um catálogo digital tem vida e passa por um processo de criação, transformação e validação constante de conteúdo. O objetivo é poder acompanhar as marcas em todo esse ciclo contínuo.
Para começar o processo de criação do catálogo, é necessário contar com a informação básica, como a marca, o código SKU ou Part Number, o nome do produto e a categoria a que ele pertence. A seguir, listamos os principais passos para a criação do seu catálogo digital.