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Novas diretrizes do Mercado Livre: perguntas frequentes para facilitar o entendimento

Por: Valéria Mancini

Valéria Mancini é especialista em comércio eletrônico, marketing e negócios digitais. Com mais de 10 anos de experiência no setor, Valéria é Account Manager da Alephee, uma empresa com três anos de mercado que ajuda marcas, distribuidores e varejistas em sua transformação digital, criando redes, conectando a cadeia comercial para desenvolver estratégias de comércio eletrônico.

A compatibilidade de produtos no e-commerce sempre é uma preocupação para seus donos, principalmente quando atualizações de diretrizes são realizadas para adicionar maior agilidade e facilitar na compra e venda de produtos.

Imagem com fundo amarelo com o logo do Mercado Livre

Esse material vai facilitar o entendimento e auxiliar o crescimento da sua loja digital nesse momento de inovação, que trará grandes benefícios para os lojistas e seus consumidores.

O Mercado Livre possui todas as categorias automotivas?

Ainda não estão disponíveis todas as categorias. No momento, o Mercado Livre conta com peças de reposição para automóveis e caminhonetes, mas já está trabalhando em atualizações futuras para incluir mais produtos e veículos.

Preciso informar todas as compatibilidades em meu anúncio?

Não, e será possível verificar quais produtos exigem a compatibilidade de relatórios através da seção Mercado Livre > Meus anúncios.

A forma de aplicar compatibilidade no catálogo pode facilitar a minha gestão?

Sem dúvida! A gestão passará a ser direto pelo produto no catálogo, facilitando na criação, por exemplo, de kits.

O Mercado Livre dará prioridades para qual tipo de publicação?

Com a nova diretriz, a plataforma dará maior visibilidade às publicações que possuem as compatibilidades na descrição, já que o motor de busca não levará em conta especificidade de título ou informação fornecida fora da criação do produto, publicação e da descrição.

Quanto mais compatibilidade, maiores são as chances de aparecer para os compradores?

Sim! Ao indicar mais compatibilidades, o anúncio terá maior chance de ser relevante na busca dos compradores.

A atualização do Mercado Livre diminuirá os anúncios do mesmo produto em uma única loja?

Sim! A nova metodologia de gestão deixará uma única publicação por vendedor.

O que acontecerá com os anúncios repetidos?

Eles serão automaticamente moderados e cancelados, ficando os mais relevantes na plataforma.

Como posso prosseguir na catalogação dos produtos universais que possuo em meu e-commerce?

De uma maneira geral, todos os produtos que estiverem dentro da categoria de peças precisarão receber a seleção de todo o parque cadastrado no catálogo.

Em relação aos carros que não estão disponíveis para aplicação, terei que refazer o anúncio com a nova diretriz?

Por possuir um catálogo vivo, o Mercado Livre, nesse primeiro momento, está tomando cuidado para não moderar anúncios de veículos antigos e que ainda não estão disponíveis.

Esses veículos serão incluídos na plataforma?

Serão incluídos, sim. Os profissionais da empresa estão analisando as oportunidades para incluir veículos – seja um lançamento ou um antigo e fora de fabricação.

Sabemos que os desafios são grandes, principalmente em momentos de mudanças para o e-commerce. De acordo com o Mercado Livre, as novas diretrizes proporcionarão grandes ganhos para todos, como aumento da confiança do comprador e redução de perguntas, reclamações e devoluções para os vendedores.

Esperamos que essas questões ajudem e tragam soluções para alavancar ainda mais os seus negócios.