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Saiba aproveitar as datas comemorativas no seu e-commerce

Por: João Paulo Arraes

CFO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais Magento. Além disso, é especialista em AdWords, Digital Marketing e UX.

Basta caminhar nas ruas tradicionalmente comerciais da sua cidade para situar-se quanto à época do ano. Coelhos indicam que a Páscoa chegará em breve, rosas e mensagens de agradecimento às mães mostram que o segundo domingo de maio está se aproximando para ser substituído por enfeites de corações, chocolates e champagne característicos dos eternos namorados que comemoram seu dia em 12 de junho. E para esse ano, a mania verde e amarela promete vir misturada aos corações! Comerciantes físicos não nos deixam esquecer as datas comemorativas do ano. Eles sabem, muito bem, como usar esses eventos para alavancar o faturamento. Por que não fazer o mesmo na web?

Independente do produto comercializado pelo seu e-commerce, você pode aproveitar pelo menos três ocasiões no ano para divulgar sua marca e reforçar a venda de determinados produtos. Mas, é preciso planejar suas ações para não perder dinheiro ou manchar a imagem de sua empresa com uma campanha incoerente.

Dessa forma, já sabemos que o primeiro passo é o planejamento. Sua loja possui presentes criativos e itens de papelaria? Frete grátis para compras acima de determinado valor na volta às aulas pode ser interessante, assim como selecionar alguns produtos para serem promovidos no Natal como sugestão de presente pode gerar compartilhamentos sobre seus itens na rede. Escolha quais datas se adaptam melhor ao seu comércio e crie estratégias promocionais.

Escolhida a ação promocional e a época do ano, é hora de divulgar – principalmente em casos de promoção relâmpago que durarão apenas um ou três dias. E-mail marketing, divulgação em redes sociais, links patrocinados, ações de SEO, entre outros. Escolha os melhores canais, sempre do olho no seu público-alvo. Atraia antigos clientes e novos consumidores com boas ofertas e crie desejo de consumo a partir de produtos-chave.

Convites personalizados também podem agradar pessoas que já compraram em sua loja. Veja quais itens foram adquiridos pelo consumidor em sua última compra e indique qual produto similar estará em promoção ou participará dos descontos.

Não se esqueça das datas comemorativas menos tradicionais como o Dia do Orgulho Nerd e daquelas criadas pela própria web, como a Black Friday ou o Dia do Frete Grátis . Dependendo do perfil do seu negócio, pode haver retorno tão grande nesses dias não convencionais quanto naqueles conhecidos por todos.

Um conselho? Antes de colocar as campanhas no ar, verifique com quem hospeda seu e-commerce se o servidor comportaria um aumento de acessos. Em alguns casos, pode ser necessário contratar um plano de hospedagem que garanta mais estabilidade à loja!

Realizada sua ação de vendas, faça uma análise sobre o retorno. Cheque a quantidade de produtos em promoção que foram vendidos, se o valor das vendas subiu graças à oferta de frete grátis, o número de novos cadastros e alcance geral da campanha. Mensurar os resultados é importante para descobrir quais pontos podem ser melhorados nas próximas oportunidades, quais artigos se destacam dentre seu leque de opções e se vale a pena repetir o formato no próximo ano.

Abra sua visão para as oportunidades de vendas presentes no cotidiano. Pense criativamente e associe sua marca e produtos a ocasiões especiais.