Quem presta serviços na área do e-commerce com certeza já ouviu a pergunta deste título. Aliás, quem é lojista já deve ter feito esta também. E, apesar de parecer uma resposta muito aberta, não existe um investimento ideal para quem quer começar a vender no e-commerce.
Sim, o investimento depende. E depende de muitos fatores…
Infelizmente não podemos contar com aquelas fórmulas mágicas que, seguindo a conta, o negócio será incrível ou vai dar tudo certo. Sem contar que existem milhares de lojistas, com diversos tamanhos de projetos.
Isso também não significa que quanto mais investimento tiver, é certeza de sucesso. Quantos cases não vemos de lojas que começaram pequenas e foram crescendo?
Pois bem, neste artigo vou falar sobre o investimento ideal no e-commerce. Ou seja, quanto eu preciso para abrir e manter uma operação online e o que devo levar em consideração ao pensar no orçamento da loja virtual.
Investimento ideal
Como já dei o spoiler no começo do texto, não existe investimento ideal. Mas, calma que também não dá para começar uma operação profissional com R$ 1 mil.
O e-commerce profissional precisa de estruturas para poder vender e começar uma operação. Isso, mesmo contabilizando equipe mínima e sem soluções absurdas de infraestrutura.
Alguns pontos que considero importantes que dependem o investimento no e-commerce:
Tamanho do projeto
Existem projetos de grande escala e projetos menores, mais pessoais. Portanto, é preciso levar isso em consideração.
Projetos maiores demandarão maiores gastos, enquanto projetos menores podem ter custos reduzidos de operação.
Não adianta querer montar, de cara, o maior e-commerce do segmento X se não há orçamento para ser gasto em produtos, por exemplo. O sonho, sim, pode existir e o trabalho é feito para atingir este objetivo. Mas o planejamento deve ser feito com o pé no chão.
Orçamento disponível
Diretamente relacionado ao tamanho do projeto (e geralmente é o que determina o tamanho do e-commerce), o orçamento precisa ser calculado com precisão, especialmente quando menor.
Afinal, além de produtos ou estrutura, também contarei com o marketing para a loja ser conhecida no online. Por isso o planejamento se faz tão importante no primeiro momento, para colocar no papel todos os pontos que serão necessários investimentos mais pesados — e onde podem ser reduzidos.
Segmento a ser trabalhado
O segmento escolhido também tem influência no quanto de investimento é necessário para o projeto. Se eu vou apostar em um segmento altamente concorrido, é normal que meus gastos em marketing sejam maiores, pois já existem grandes players nele.
Quando caminho para um segmentos menos conhecidos, posso ter problemas em encontrar fornecedores e preços competitivos. Portanto, é primordial fazer um ponto de análise ao escolher o segmento da minha loja, ou mesmo ampliar os já trabalhados.
Marketing digital
O marketing é um dos pilares que sustentam os e-commerces, justamente por ser o meio que vai divulgar a marca. Mesmo que minha loja já exista no ambiente físico, ela ainda é desconhecida no online — por isso será necessário trabalhar isso desde a estaca zero.
É preciso lembrar que a concorrência não ocorre apenas no bairro ou na cidade, mas sim pelo país inteiro e mesmo com lojas do exterior.
Fazendo uma conta por cima, o investimento inicial em marketing da loja, quando bem feito, deve ser igual ao retorno dela em 12 meses. Portanto, não posso esperar milagres de investimentos de R$ 100 para retornos de R$ 10 mil.
Claro que esse seria o ideal, mas é como viralizar um vídeo na internet. Acontece quando menos esperado, apesar de muitos tentarem fazer acontecer.
Ou seja…
O tamanho do investimento em um e-commerce é proporcional ao tamanho do seu negócio — e é preciso fazer matemática nessa fase.
Faça as contas dos custos básicos para abrir e manter um negócio, sem retorno, por pelo menos alguns meses, e isso pode evitar a estatística do Sebrae.
A loja nova não começa com mil pedidos ao mês. Mas, o trabalho constante pode acelerar este processo.