O que é Pix?
Pix é o sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central para reduzir os custos das transações bancárias. Estará disponível para os brasileiros em novembro e vai funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana, incluindo sábados, domingos e feriados.
O Pix vai permitir fazer uma série de pagamentos e transferências, como:
- Recolhimento de impostos e taxas de serviços;
- Compra de produtos ou serviços;
- Envio de valores para pessoas;
- Pagamento de fornecedores.
O novo sistema é um meio de pagamento, assim como boleto, transferências entre contas da mesma instituição financeira, cartões (débito, crédito e pré-pagos), TED e DOC. A diferença é que, com o Pix, as transações são efetuadas em qualquer horário e dia.
Os pagamentos instantâneos podem ser utilizados para transferências:
- Entre pessoas físicas;
- Pessoas físicas e estabelecimentos comerciais, incluindo o e-commerce;
- Estabelecimentos comerciais, como pagamento de fornecedores;
- Para entes governamentais, como pagamento de taxas e impostos.
A novidade será gratuita para pessoas físicas, mas as instituições financeiras poderão cobrar as transações efetuadas por empresas.
Para usar o Pix, será preciso ter conta em instituição financeira ou de pagamento, que pode ser do tipo corrente, poupança ou de pagamento pré-paga.
Vantagens do Pix
Pontuo quatro vantagens trazidas por esse novo meio de pagamento:
- Rapidez: valores disponíveis para os recebedores em poucos segundos
- Disponibilidade: pagamentos e transferências são realizadas 24 horas por dia, sete dias por semana e em todos os dias do ano
- Sem intermediação: transações ocorrem em tempo real sem passar por terceiros: o dinheiro sai de uma conta e cai direto para quem vai receber a quantia
- Custo: o Pix será obrigatoriamente gratuito para pessoas físicas, mas empresas poderão ser cobradas pelas instituições bancárias
Pix no e-commerce
No contexto do varejo eletrônico, o Pix chega para facilitar a compra pelo cliente e a operação pelo lojista. Para as empresas, as expectativas são de aumento de conversões e redução de custos.
Por ser um pagamento instantâneo, o Pix permitirá que o e-commerce agilize todas as etapas de processamento dos pedidos, que envolvem separação em estoque e despacho. Ou seja, fará com que o cliente receba o produto mais rápido, contribuindo para melhorar a experiência do usuário.
O Pix também vai se colocar como uma alternativa ao boleto, que é um método de pagamento que compromete o estoque do varejista. Enquanto o boleto precisa de ao menos um dia útil para ser creditado, no Pix a loja receberá os valores em segundos.
Lembro também que uma outra vantagem do novo meio de pagamento sobre o cartão de crédito está na redução de custos — a taxa média de cada venda no crédito é de 3% sobre o valor da compra. Além disso, também permitirá que clientes sem cartão comprem online.
A expectativa é que a chegada do Pix no e-commerce funcione como um processo de inclusão, fazendo com que mais pessoas comprem pela internet pela primeira vez.
Outra barreira que deve ser derrubada com o Pix é a da segurança. Embora as vendas com cartão de crédito no e-commerce estejam em alta, nem todos os clientes se sentem seguros em inserir os dados nos sites — por temerem golpes e clonagens.
Para resumir, as transformações que o Pix no e-commerce vão provocar são:
- Transações instantâneas 24 horas por dia, sete dias por semana
- Volume menor de compras no boleto
- Chance de aumento das conversões
- Oportunidade de acelerar entregas de pedidos
- Possibilidade de aumentar a carteira de clientes
- Redução de custos para o lojista
Caberá ao varejista online educar o cliente para ele saber utilizar o Pix e preferir essa modalidade para efetuar a compra. Nos conteúdos, vale destacar a facilidade, a rapidez e a segurança. Faça isso a partir de páginas especiais sobre o assunto no e-commerce; por postagens em blogs e redes sociais; com a produção de vídeos; disparos de e-mails informativos… As opções são muitas!
Nas primeiras semanas de funcionamento do Pix na loja, minha dica: lance promoções para quem usar o pagamento instantâneo. Essa tática funciona tanto como um incentivo para o cliente quanto para você testar a aderência à nova modalidade.