Você já ouviu falar sobre o Google Analytics? Você sabe então que a análise de dados é importante, mas sabe como usar suas análises para ajustar suas estratégias? Ou então como melhorar seus processos e gerar mais vendas? Suas análises de comércio eletrônico podem fornecer informações sobre possíveis problemas e detalhes sobre como a sua loja virtual está crescendo.
Neste artigo, examinaremos algumas estatísticas importantes que devem ser observadas e explorar como usá-las em seu benefício.
Relatórios de análise de comércio eletrônico a serem observados
A sua conta do Analytics em google.com/analytics permitirá que você visualize seus relatórios e estatísticas.
Use a barra de navegação de relatórios no lado esquerdo da página para selecionar o tipo de relatório que deseja visualizar em várias categorias (Público, Aquisição, Comportamento etc).
Públicos
Existem poucos produtos e serviços que não têm um alvo demográfico. Se seu objetivo é atrair uma determinada faixa etária, nível de renda ou mercado geográfico, você provavelmente tem um mercado-alvo em mente.
O relatório de público-alvo fornecerá uma visão detalhada de seus compradores, o tipo de dispositivo que eles estão usando, como eles se movem pelo site e outros aspectos do comportamento de navegação deles.
Conhecer seu público significa que você pode entender melhor como atender às suas necessidades.
Desempenho em dispositivos móveis
Com a popularidade das compras por celular crescendo diariamente, é crucial que seu site funcione corretamente em diferentes dispositivos.
Verifique os relatórios para celular em profundidade. Brinque com dados / opções de dimensão secundária e considere criar alguns relatórios personalizados com base em seus compradores e dados.
Você pode adicionar estatísticas para celular a qualquer relatório no Google Analytics (padrão ou personalizado). Isso o ajudará a identificar possíveis problemas com seu desempenho móvel que podem estar sabotando suas vendas.
Canais de tráfego e aquisição de visitantes
Os relatórios de tráfego e aquisição de visitantes do Analytics mostrarão os caminhos que seus visitantes seguem para encontrá-lo. Saber como seus clientes estão acessando seu site fornecerá informações valiosas sobre quais avenidas estão funcionando para você e onde você precisa de ajuda.
Você também poderá acompanhar tendências importantes. Seus cliques nas mídias sociais caíram? Você está recebendo uma ótima resposta do seu último post no blog? Esses dados ajudarão a informar como você gasta seu orçamento de marketing e planeja futuras campanhas.
Taxas de rejeição e saída
A taxa de rejeição representa a porcentagem de visitantes do seu site que clicam na sua página e saem imediatamente. Pode haver vários motivos para uma alta taxa de rejeição. Talvez o tempo de carregamento seja lento (40% das pessoas abandonam um site que leva mais de 3 segundos para carregar).
Ou então, talvez o design da sua página precise de uma atualização. Isso porque um design desagradável ou confuso pode frustrar os usuários, incentivando-os a sair.
A taxa de saída representa a porcentagem de usuários que saem do site de uma página específica (ou grupo de páginas).
Isso mostrará se os compradores estão indo ao checkout e saindo ou saindo das páginas dos produtos antes de chegarem ao checkout. Se você achar que os visitantes do site estão saindo das páginas dos produtos sem adicioná-los ao carrinho de compras, considere as informações nestas páginas que impedem os compradores de continuarem com a sua compra.
Aprendendo com a análise de comércio eletrônico
Localizar tendências
Ao comparar as estatísticas de hoje com os dados desta época do ano passado, você pode ver como está o desempenho em relação às suas metas anteriores. Observe todas as grandes discrepâncias entre os dois anos.
Embora pequenas variações sejam normais, grandes mudanças devem ser observadas. Ou seja, saltos positivos nos dados podem indicar marketing eficaz, promoções, lançamentos, ações de divulgação ou talvez novos recursos bem recebidos do site.
Reduções nos seus números podem revelar pontos fracos, como conteúdo desatualizado, links desfeitos e funcionalidade insuficiente.
Capitalize sobre o que funciona
Depois de reconhecer os pontos positivos em seus dados, você pode determinar suas práticas bem-sucedidas e desenvolvê-las ainda mais ou, então, transportá-las para outras partes da loja virtual.
Por exemplo: se estiver atingindo a meta demográfica e a maioria dos números de aquisição vier de mídias sociais, isso mostra que seu plano de publicidade em sites sociais está funcionando para você. Dessa forma, ao executar uma promoção, é preciso segmentar esse canal novamente para garantir que a maioria da sua base de clientes veja o anúncio.
Analisar e corrigir pontos fracos
As áreas problemáticas em seu site geralmente são fáceis de identificar, mas são frustrantes de abordar. Sendo assim, se a sua taxa de rejeição for alta, observe os pontos problemáticos típicos, como velocidade de carregamento da página, design e usabilidade gerais e integridade do link.
Corrigir o problema pode ser tão simples quanto atualizar suas imagens ou descrições ou tão complicado quanto revisar sua funcionalidade.
De qualquer forma, depois de saber onde está o problema, você poderá fazer os ajustes necessários.
Não deixe de dar uma boa olhada nas análises de comércio eletrônico ao considerar qualquer alteração no seu site ou estratégia. Isso pode ser crucial para identificar problemas existentes e criar um plano de ataque eficaz para capitalizar suas estratégias já bem-sucedidas.
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