Otimizar a infraestrutura da TI do e-commerce a tempo para a Black Friday é um trabalho que demanda foco e energia.[/caption]
O risco de não se preparar adequadamente para questões como instabilidade e problemas relativos à escala, desempenho, segurança, meios de pagamento e bases de dados é alto demais para ser corrido. Contar com uma infraestrutura tecnológica robusta e fazer modificações com base no que foi experimentado no ano anterior é essencial nessa preparação.
Algumas poucas horas de instabilidade no site de grandes empresas de e-commerce podem gerar milhões em prejuízos, além da má experiência do cliente com a marca. Em 2021, pesquisa da Sofist monitorou 116 lojas online na virada da quinta (25 de novembro) para a sexta-feira (26 de novembro, a "Black Friday") e apontou que problemas de lentidão e instabilidade em e-commerces no período podem ter gerado prejuízo de aproximadamente R$ 8 milhões às lojas virtuais. Por isso, é essencial cuidar e expandir a arquitetura e o tráfego de dados para esses momentos, cuidar da segurança, testar meios de pagamentos para garantir estabilidade, performance, segurança e uma boa experiência do consumidor.
Preparação tecnológica para a Black Friday deve começar meses antes
Segundo pesquisa da NielsenIQ|Ebit, em 2021, as vendas no e-commerce brasileiro na Black Friday totalizaram R$ 4,2 bilhões, em um crescimento de 5% em relação a 2020. E quando se trata não só de vender, mas também de suportar e entregar com sucesso a quantidade aumentada de encomendas que acontecem em novembro, no período consolidado no varejo brasileiro conhecido como “Black Friday”, as lojas virtuais precisam se preparar meses antes.
Essa preparação exige estratégia, experiência e investimentos, ano após ano. As tecnologias mudam rapidamente e a legislação também precisa ser acompanhada de perto. Idealmente, as lojas precisam começar a conferência de seus planos e de sua estrutura de TI para o aumento exponencial da demanda de Black Friday já no início do segundo semestre. Isso porque determinados ajustes levam tempo para serem implementados e checados.
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Otimizar a infraestrutura da TI do e-commerce a tempo para a Black Friday é um trabalho que demanda foco e energia.[/caption]
O risco de não se preparar adequadamente para questões como instabilidade e problemas relativos à escala, desempenho, segurança, meios de pagamento e bases de dados é alto demais para ser corrido. Contar com uma infraestrutura tecnológica robusta e fazer modificações com base no que foi experimentado no ano anterior é essencial nessa preparação.
Algumas poucas horas de instabilidade no site de grandes empresas de e-commerce podem gerar milhões em prejuízos, além da má experiência do cliente com a marca. Em 2021, pesquisa da Sofist monitorou 116 lojas online na virada da quinta (25 de novembro) para a sexta-feira (26 de novembro, a "Black Friday") e apontou que problemas de lentidão e instabilidade em e-commerces no período podem ter gerado prejuízo de aproximadamente R$ 8 milhões às lojas virtuais. Por isso, é essencial cuidar e expandir a arquitetura e o tráfego de dados para esses momentos, cuidar da segurança, testar meios de pagamentos para garantir estabilidade, performance, segurança e uma boa experiência do consumidor.
Otimizar a infraestrutura da TI do e-commerce a tempo para a Black Friday é um trabalho que demanda foco e energia.[/caption]
O risco de não se preparar adequadamente para questões como instabilidade e problemas relativos à escala, desempenho, segurança, meios de pagamento e bases de dados é alto demais para ser corrido. Contar com uma infraestrutura tecnológica robusta e fazer modificações com base no que foi experimentado no ano anterior é essencial nessa preparação.
Algumas poucas horas de instabilidade no site de grandes empresas de e-commerce podem gerar milhões em prejuízos, além da má experiência do cliente com a marca. Em 2021, pesquisa da Sofist monitorou 116 lojas online na virada da quinta (25 de novembro) para a sexta-feira (26 de novembro, a "Black Friday") e apontou que problemas de lentidão e instabilidade em e-commerces no período podem ter gerado prejuízo de aproximadamente R$ 8 milhões às lojas virtuais. Por isso, é essencial cuidar e expandir a arquitetura e o tráfego de dados para esses momentos, cuidar da segurança, testar meios de pagamentos para garantir estabilidade, performance, segurança e uma boa experiência do consumidor.