A gestão de custos está diretamente ligada à rentabilidade de qualquer empresa. Compreender onde está o problema e identificar as oportunidades financeiras de melhoria são fatores essenciais e até mesmo questão de sobrevivência para muitos empreendedores. O problema é que, muitas vezes não está claro por onde e como começar.
Visando auxiliar o gerente de e-commerce em sua busca pela rentabilidade, elaboramos um passo a passo que ajudará a identificar exatamente os pontos em que seu custo de frete não está otimizado.
Utilizaremos como exemplo, dados (multiplicados por fatores padrões) de uma das mais de 600 lojas parceiras – que apostaram na gestão de frete para aumentar a lucratividade.
Por onde começar?
O passo inicial é confrontar os números básicos sobre o seu negócio:
- Qual foi o faturamento do último trimestre?
- Qual foi a conta frete do mesmo período?
Na nossa loja exemplo, em um trimestre foram faturados R$9.612.562,75 em vendas e R$1.323.684,01 foram pagos em frete às transportadoras responsáveis pelas entregas dos pedidos aos clientes.
Se você dividir a conta frete pelo faturamento, chegará ao primeiro indicador do diagnóstico: % de custo de frete. Ou seja: conta frete/faturamento = % de custo de frete. Nesse caso indicador, a porcentagem de custo de frete é: 13,77%. Após esta conclusão, chegamos a seguinte pergunta:
O meu indicador é bom ou ruim?
Essa resposta dependerá de vários fatores, como por exemplo, o perfil dos produtos vendidos. Não é possível comparar o custo de frete de quem vende remédios com quem vende móveis, por exemplo. Então, o que fazer?
O ideal é comparar o seu indicador de custo de frete com outras empresas do mesmo segmento (benchmarking), dando um panorama da eficiência/ineficiência de sua operação em comparação com as demais.
No caso de você não possuir os valores de referência do mercado, indicamos continuar a análise com a média que se tem “dentro de casa”, verificando quais regiões do Brasil estão com a porcentagem do custo de frete acima da média geral da sua própria operação. Veja o gráfico:
Nesse exemplo, podemos perceber que as regiões do Norte, Nordeste, Centro-oeste e Sul estão com o custo de frete acima da média que calculamos no início do post (13,77%).
Já sabemos quais regiões estão com porcentagem de custo de frete alto, qual o próximo passo?
Devemos priorizar essas regiões por oportunidade, caso as regiões tivessem a porcentagem de custo de frete de 13,77% (benchmarking interno). Então, qual seria a região com maior oportunidade de melhoria?
Nesse exemplo, estamos usando um valor de referência interno, porém, destacamos que o ideal é utilizar valores dos e-commerces que são referência em gestão de frete.
O valor total da oportunidade encontrado é de R$160.913,59, equivalente a 12,15% do valor total que é pago mensalmente para as transportadoras. Que gestor de e-commerce não gostaria de economizar essa quantia toda?
Se nós fossemos os gestores desse e-commerce, com certeza iríamos investir nosso tempo em entender melhor os custos de frete para o Nordeste, afinal, essa região apresenta 64,9% de toda a oportunidade de redução (em relação ao benchmarking interno).
Então, com o objetivo de entender melhor essa região, dividimos os envios por faixa de peso, afinal, é baseado no peso que as transportadoras cobram o seu serviço. No caso desta loja exemplo, criamos 4 faixas de peso baseadas nas linhas de produtos que a loja comercializa:
Podemos reparar que há um “U” desenhado pela porcentagem de custo de frete no gráfico. Essa é uma característica comum de operações que ainda estão começando a fazer um trabalho minucioso de gestão dos custos de frete. Conforme a sua empresa vai amadurecendo, a tendência é ter menos variações bruscas na % de custo de frete.
Assim como na priorização por região, também devemos nos perguntar: e se essas faixas de peso tivessem uma % de custo frete de 13,77% (benchmarking interno)?
Repare que a oportunidade de otimizar os custos nas faixas de peso “0 à 1kg” e “Acima de 30kg” somam juntas um valor de R$ 74.680,28. Este foi mais um cálculo que aponta para a otimização dos custos de frete de um e-commerce.
Recapitulando tudo que já descobrimos até o momento:
Oportunidade total de redução de custo: R$160.913,59 (12,15% da conta frete atual)
Oportunidade de redução de custo só na região Nordeste: R$104.435,10 (7,88% da Conta Frete atual)
Oportunidade de redução de custo só nas faixas de peso “0 à 1kg” e “Acima de 30kg” da região Nordeste: R$ 74.680,28 (5,64% da Conta Frete atual)
Com as informações do diagnóstico em mãos, nosso cliente definiu uma meta de redução de custos e reuniu a equipe dele para elaborar ações para atacar esse custo de forma assertiva, sem “achismo”, e reduzir seus custos de frete.