O que torna as marcas, lojas, produtos ou pessoas populares? Como fazer a sua marca ser compartilhada? Comentada? Viralizada?
Se você está se perguntando o porquê sua marca deve ser compartilhada saiba que 70% das lojas virtuais não chegam a sobreviver mais de um ano (conforme a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico – ABComm), então quanto mais conhecida sua marca se tornar, mais chances dela sobreviver e prosperar.
E o que faz as pessoas espalharem uma determinada marca e outra não? Por que algumas marcas “pegam” e outras não?
Algumas marcas já nascem famosas no mundo online, porque elas são famosas no offline. Agora como uma loja que não é conhecida pode alcançar a mesma popularidade? Separamos os seis princípios para que sua marca seja compartilhada:
Princípio 1: moeda social
Quando uma pessoa ouve falar de uma marca ou de um produto ela tem uma impressão sobre isso. Por exemplo, muitas marcas despertam o sentimento de que a pessoa ao usar determinada roupa será cool. A maioria das pessoas, obviamente, prefere parecer bonita em vez de feia, inteligente em vez de burra e cool em vez de atrasada no tempo.
Assim como as roupas que vestimos e os carros que dirigimos, aquilo que falamos influencia o modo como os outros nos veem. Isso é moeda social. É preciso dar as pessoas formas de alcançar símbolos de status visíveis para que elas possam mostrar aos outros. Algo que a faz se sentir superior em algum aspecto, para que ela queira espalhar em sua rede a sua marca ou produto.
Princípio 2: gatilhos
Tudo precisa de um “start”, como lembramos as pessoas de falar sobre nossos produtos e ideias? Os chamados “gatilhos” são estímulos que incentivam as pessoas a pensar em coisas relacionadas.
Os gatilhos são como pequenos lembretes mentais para conceitos e ideias relacionadas. Isso é muito importante, porque, pensamentos e ideias levam à ação. Seu produto ou marca deve ser associado a algo que a pessoa já tem em sua mente.
As pessoas com frequência falam do que quer que lhes venha à cabeça; portanto, quanto mais as pessoas pensarem em um produto ou ideia, mas ele será falado. Você precisa planejar produtos e ideias que sejam frequentemente acionados pelo ambiente e criar novos gatilhos ligando-os a sugestões prevalentes naquele ambiente. O top of mind acaba na ponta da língua.
Princípio 3: emoção
As pessoas compartilham coisas nas quais se importam. Se sua marca ou produto, conseguir provocar um sentimento, ela será altamente compartilhada. As pessoas precisam sentir algo, conteúdo contagiante é algo que provoca uma sensação.
Se o usuário se sentir surpreendido, irá compartilhar para mostrar a seus amigos sua nova descoberta. Transmitir alegria, faz com que o usuário tenha um sentimento positivo sobre a marca e queira compartilhar para seus amigos.
Coisas emocionais com frequência são compartilhadas. Assim em vez de martelar sobre a função do seu produto, você precisa priorizar as sensações. Mas cuidado, algumas emoções aumentam o compartilhamento, da mesma forma que outras na verdade, reduzem. Por isso, você precisa escolher bem as emoções certas para transmitir. Às vezes, até mesmo emoções negativas podem ser úteis.
Princípio 4: público
Se você acha que só ter dinheiro para contratar o personagem principal da novela das 9 para usar o seu produto, fará com que as pessoas comprem, está muito enganado. Pessoas confiam em pessoas reais. Se seu amigo te indicar ou comentar um produto você se sentirá muito mais confiante para comprá-lo. A tendência humana é copiar, se alguém está usando determinada roupa ou produto e ficou sensacional, as pessoas ao notarem irão querer se sentir da mesma forma.
As pessoas conseguem ver quando os outros estão usando seu produto ou se engajando no comportamento desejado pela sua marca? Crie mecanismos para que seus próprios clientes compartilhem sua marca a seus amigos. E a cada venda você terá um cliente fazendo propaganda de seu produto.
Princípio 5: valor prático
Elabore um conteúdo útil. Pessoas gostam de ajudar pessoas. Se você puder mostrar que seus produtos e ideias vão poupar tempo, melhorar a saúde ou economizar dinheiro, elas vão divulgar. Mas, tendo em vista o quanto as pessoas são inundadas por informação, você precisa fazer sua mensagem sobressair-se. Precisa destacar o valor incrível do que oferece, não só o valor monetário.
Princípio 6: histórias
Sua marca ou produto consegue contar uma história? As pessoas não compartilham marcas, elas compartilham a história por trás da marca ou produto. Ou seja, você precisa inserir seu produto ou marca em uma história envolvente.
Você precisa contar uma história que desperte alguma emoção e crie um vínculo com as pessoas. Você precisa contar uma bela história, para que as pessoas se identifiquem e queiram passar a diante. Sua marca e seu produto tem fazer parte do conteúdo de uma tal forma ao ponto de as pessoas não poderem contar a história sem ele.
Aplicando esses princípios, você terá uma marca altamente compartilhável. Esses 6 princípios foram extraídos e adaptados do livro “Contagious: Why Things Catch On”, do autor Jonah Berger, caso queira se aprofundar mais no assunto, é uma ótima leitura.