Ganhar espaço em um mercado altamente competitivo é um dos maiores desafios dos lojistas que ainda estão começando a vender pela internet. Pensando nisso, muitos logo consideram o cadastro em marketplaces. De fato, são muitas as vantagens de se apostar nessa tendência, mas existem também alguns cuidados a serem ponderados. Que tal então se preparar? Acompanhe e fique por dentro:
Concorrência
Já imaginou abrir um comércio bem ao lado do seu principal concorrente? Pois isso acontece com bastante frequência no marketplace, afinal são vários lojistas buscando visibilidade e vendas. Para não competir por preço e ter sua margem de lucro reduzida, o ideal é oferecer produtos exclusivos, de nicho, evitando eventualmente topar com muitos concorrentes no mesmo lugar. Acredite: caso saiba aproveitar o potencial de seus produtos, certamente não terá que se preocupar com isso.
Visibilidade
Os consumidores são atraídos pelo marketing feito pelo próprio marketplace, que promove sua marca e não a de seus parceiros de negócio. Em um primeiro momento, esse detalhe pode até pesar na sua decisão de vender em um shopping virtual, mas cabe a você fazer um bom planejamento de marketing para alavancar suas vendas em seu próprio e-commerce (se tiver um, é claro!), ao mesmo tempo em que aproveita as vantagens do marketplace para atrair, cada vez mais, consumidores para sua loja virtual.
Lucro
Quando você se alia a um marketplace, deve definir uma margem de lucro competitiva e, ao mesmo tempo, preocupar-se com as comissões a serem pagas a ele a cada venda. Para faturar, então, será preciso ganhar na quantidade de produtos vendidos. Aproveite todo o potencial do marketing digital para fazer com que as pessoas conheçam sua marca e invista também em uma logística de excelência, garantindo que o produto chegará na casa do cliente com total segurança, fator que poderá fomentar novas compras.
Conteúdo
Na internet, quem copia conteúdo de outros sites é penalizado pelos sistemas de buscas, perdendo posicionamento nos resultados. Assim, se o marketplace usa o mesmo texto que você na descrição dos produtos pode acabar prejudicando seu e-commerce mesmo sem querer.
Por contar com um posicionamento melhor e um investimento maior em Search Engine Marketing (SEM) – conjunto de técnicas de Marketing na Internet que visam promover um site nas páginas de resultado de busca, através do SEO (busca orgânica) e links patrocinados (PPC ou mídia paga) – o marketplace acaba sendo visto como dono do conteúdo original, refletindo em você a responsabilidade pela duplicidade.
Quer evitar essa situação? Simples! Procure criar conteúdos originais para o site da sua loja virtual e preste atenção na descrição dos produtos desenvolvida pelo marketplace que a sua loja está inserida. É importante que ela sempre seja diferente daquela que você utiliza para tornar seus produtos mais vendáveis e atrair clientes.
Lembre-se de destacar os diferenciais que sua marca oferece e trabalhar bem suas estratégias de SEO, assim você conquista um bom posicionamento nos mecanismos de busca.
Responsabilidade
Quando as vendas ocorrem normalmente, é o marketplace que tem a imagem fortalecida, com o consumidor dificilmente se lembrando que havia um outro fornecedor em jogo. Entretanto, quando algo de errado acontece (como o atraso em uma entrega, por exemplo), a administração do marketplace provavelmente responsabilizará o e-commerce pela falha.
Para evitar qualquer tipo de problema nesse sentido, basta cuidar muito bem de todo o processo de logística da sua loja virtual, zelando pelos produtos que estão no seu estoque, conferindo os detalhes antes de enviá-los, tendo bons parceiros para a entrega e certificando-se de que os clientes ficaram satisfeitos ao oferecer um atendimento de pós-venda impecável.
Marketing
O marketing de grandes marketplaces (como Amazon e B2W, por exemplo) é simplesmente gigantesco, o que faz com que essas empresas estejam sempre bem posicionadas em mecanismos de busca. E como o marketing é somente sobre elas, você perde a chance de construir sua marca com muito mais proximidade dos clientes.
É por isso que você nunca deve deixar de investir em marketing digital por conta própria. Assim, conforme vai se tornando conhecido pelas vendas no marketplace, também constrói sua reputação à parte, estabelecendo uma relação de confiança com os consumidores e fomentando as vendas tanto no e-commerce (se você tiver) quanto no marketplace.
Viu como optar por vender em um marketplace deve ser uma escolha bem pensada? Comente aqui e compartilhe suas impressões conosco!